Buscar

Covid-19: Início de mês e fim da zona azul fazem com que centro de Nova Andradina fique lotado

Isolamento social é a principal medida para se evitar o avanço da pandemia

Cb image default
Fluxo de pessoas foi bastante intenso nesta sexta-feira (05) no centro de Nova Andradina - Imagem: Nova News

O início do mês, período conhecido pelo recebimento de salários e época em que as pessoas são influenciadas a saírem de casa para sacarem dinheiro, pagarem suas contas e efetuarem suas compras está fazendo com que a região central de Nova Andradina fique lotada.

Além disso, outro fator que pode ter influência nesta movimentação é o fim da “zona azul”, uma vez que, sem a cobrança pela vaga de estacionamento, as pessoas se sentem mais à vontade para ir ao centro, sem tanta pressa de voltar para casa.

Nesta sexta-feira (05), por exemplo, a movimentação de pessoas foi bastante intensa na área central da cidade, principalmente em bancos, casas lotéricas e alguns estabelecimentos comerciais.

Se por um lado este fluxo de pessoas pode ser positivo para o comércio, por outro, a baixa preocupação da população com relação ao isolamento social em plena época de pandemia de covid-19 pode trazer sérias consequências.

Conforme informações da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado, o Brasil se tornou o terceiro do mundo em maior número de mortes atribuídas ao novo coronavírus. Enquanto isso, o sistema que mede a quantidade de pessoas que tem permanecido em casa no País, há dias está abaixo de 50%.

Embora Mato Grosso do Sul continue sendo o menor em número de casos e de mortes entre as unidades da federação, o Estado viu os testes positivos para a covid-19 dispararem na última semana e o 21° óbito foi confirmado nesta sexta-feira (05).

Autoridades sanitárias de saúde atribuem o aumento da curva de contágio, ao ritmo de vida normal que os sul-mato-grossenses estão levando. A taxa de distanciamento social mapeada nesta quinta-feira (4.6) foi de 37,3%. A mesma média da primeira semana do mês de junho que registrou 37,4% (segunda), 40,9% (terça) e 38,3% (quarta).

Os indicadores seguem na contramão do cenário considerado ideal por cientistas e autoridades mundiais de saúde que recomendam isolamento de 70% para reduzir o número de infectados e conter a velocidade de contágio da pandemia.

Segundo informações desta sexta-feira (05), Nova Andradina segue com 13 casos confirmados e dois suspeitos. Conforme divulgado nos últimos dias, Dourados se tornou o novo epicentro da pandemia no Estado e aparece, no boletim epidemiológico mais recente com 446 casos confirmados, superando a Capital, Campo Grande, que tem 351 confirmações.

Apenas de quinta (04) para sexta-feira (05), Mato Grosso do Sul registrou o aparecimento de mais 72 casos novos da doença e chegou ao total de 1997 pessoas que contraíram a covid-19 desde o início da pandemia.

Sem vacina ou remédio eficaz, as únicas formas de se evitar o contágio pelo novo coronavírus são o isolamento social, a higienização constante das mãos com água e sabão, a utilização de álcool em gel ou 70% e a utilização de máscaras de proteção.

Preocupado com a situação, o vereador Marião da Saúde usou as redes sociais para divulgar um vídeo no qual ele afirma que, em conjunto com outro edil, no caso, Ricardo Lima, irão fazer uma indicação na Câmara Municipal para que a Secretaria de Saúde e o Poder Executivo instalem barreiras sanitárias nas entradas da cidade e adotem outras medidas para evitar que a situação saia do controle.

Ele também apelou à população para use o bom senso e só saia de casa em casos de extrema necessidade. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.