Buscar

Covid-19: Nova Andradina e Batayporã firmam acordo de cooperação para compartilhar profissionais de saúde

O acordo foi costurado após uma reunião nesta quinta-feira (8)

Cb image default
Foto: Arquivo/Cogecom

Visando somar forças para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, os governos municipais de Nova Andradina e Batayporã firmaram um acordo de cooperação com a finalidade de compartilhar profissionais de saúde, caso haja um aumento na demanda por atendimento no Hospital Regional.

O acordo foi costurado após uma reunião nesta quinta-feira (8), entre os procuradores gerais dos municípios Jailson Pfeifer e Wilson Sena, secretários de saúde, Sergio Maximiano e Marcela Leite, e via on line com os promotores de justiça Alexandre Rosa Luz e Bianka Machado Arruda Mendes.

A proposta é canalizar o atendimento dos pacientes diagnosticados pela doença no Hospital Regional de Nova Andradina. No entanto, a alternativa esbarra na insuficiência de recursos humanos, por isso, a aproximação e possibilidade de compartilhar profissionais atuantes na área de saúde é muito importante neste momento emergencial.

"Nossa maior dificuldade é que faltam profissionais de saúde para a linha de frente. O hospital está realizando processos seletivos para a contratação de pessoal mais está difícil encontrar, principalmente, para algumas funções nas áreas de enfermagem e especialidades médicas", adiantou o secretário Sérgio Maximiano.

Nos próximos dias, os dirigentes de Nova Andradina deverão entrar em contato com outros municípios da microrregião, que têm o Hospital Regional como referência, para estender este acordo de cooperação com a finalidade de ampliar ainda mais o número de profissionais para garantir que a unidade de saúde esteja preparada para atender os casos do novo coronavírus que possam surgir.

Além de investir no aumento de pessoal, a Prefeitura de Nova Andradina adquiriu mais 6 ventiladores pulmonares para aumentar o número de leitos na UTI do hospital.

"Como se sabe, nas manifestações mais severas do Covid-19, os pacientes sofrem com insuficiência pulmonar e precisam ficar de duas a três semanas, em média, respirando com auxílio de aparelhos. Portanto, esses equipamentos chegam na hora certa", analisa o secretário de saúde.

Publicado o decreto de criação do Comitê de enfrentamento e prevenção a Covid-19

Com o objetivo de monitorar, estabelecer e divulgar ações pertinentes a este tema, o criado o Comitê de enfrentamento e prevenção a Covid-19 por meio do decreto 2.495/2020, de 8 de abril de 2020.

O Comitê é formado por 13 representantes de diversos órgãos do governo municipal e instituições civis e militares que estão nomeados neste decreto, cuja coordenação está a cargo da Secretaria Municipal de Saúde.

O decreto completo está disponível em anexo.

Cb image default
Equipe Hospital Regional UTI - Foto: João Cláudio/Arquivo Cogecom
CLIQUE AQUI E BAIXE O DECRETO
baixar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.