Publicado em 30/05/2020 às 11:38, Atualizado em 30/05/2020 às 15:41

Covid-19: Nova Andradina segue com 13 confirmações e dois pacientes suspeitos aguardam resultados de exames

Mato Grosso do Sul registra 1.418 casos confirmados, com 19 mortes e 507 recuperados

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

Com mais 62 exames positivos para covid-19 nas últimas 24h, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 1.418 neste sábado (30). Até o momento foram registrados 19 óbitos em Mato Grosso do Sul e as pessoas curadas são 507.

Casos confirmados na região 

Na região, Nova Andradina segue com 13 casos confirmados* de covid-19, sendo 11 pacientes recuperados, um internado no Mato Grosso e outro internado em Rondônia.

Nos demais municípios da região há casos confirmados em Bataguassu (10); Batayporã (06), entre eles dois óbitos; Ivinhema (01) e Taquarussu (01).

Casos não finalizados (suspeitos) na região

Os casos não encerrados na região, que são aqueles que podem representar pacientes suspeitos, aparecem, no momento, em Nova Andradina (02)*, Bataguassu (02), Ivinhema (01), Taquarussu (01).

Segundo secretário de Saúde de Nova Andradina, os dois casos suspeitos registrados na cidade são novos. “Há alguns dias tínhamos alguns suspeitos, mas todos foram descartados. Nesta sexta (29) apareceu um suspeito, que também deu negativo, e agora surgiram outros dois suspeitos dos quais aguardamos resultados de exames”, disse Sérgio Maximiano.

Sobre os casos não encerrados pelos municípios, o Nova News apurou recentemente junto à assessoria de comunicação do Governo do Estado que houve uma mudança no modelo de levantamento das informações.

Agora os municípios inserem os dados direto ao sistema da SES-MS, sendo que, os próprios gestores municipais devem, após os devidos procedimentos, efetuarem o lançamento das informações sobre casos descartados e confirmados, encerrando desta forma o ciclo de apuração com relação à situação de cada paciente.

Desta forma, os casos não encerrados pelos municípios são situações que estão pendentes desta atualização por parte das secretarias municipais de Saúde.

Estado

Dos 1.418 casos confirmados em Mato Grosso do Sul, 830 estão em isolamento domiciliar, 507 estão sem sintomas e são considerados recuperados. Outros 62 estão internados, sendo 48 em leitos clínicos e 15 em leitos de UTI. Um paciente internado é procedente de fora do Estado.

Há 329 casos suspeitos em investigação, que tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS), e 1.198 casos não encerrados no sistema pelos municípios.

*Nos últimos dias, têm havido divergências entre os dados divulgados pela SES-MS e pelo próprio município com relação aos números de casos confirmados e suspeitos em Nova Andradina.