Publicado em 10/06/2021 às 10:43, Atualizado em 10/06/2021 às 15:08

Covid-19: Nova Andradina seguirá com "bandeira vermelha" após reunião extraordinária do Prosseguir

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes/Arquivo/Nova News

Após reunião extraordinária do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), Nova Andradina que havia passado da bandeira vermelha para a bandeira laranja, conforme noticiado no início da manhã desta quinta (10), retorna para a bandeira vermelha a partir de sexta (11), ou seja, volta a ser considerado um município com risco elevado para contágio da covid-19.

Por causa da superlotação nos hospitais, que registram taxa de ocupação global de leitos de UTI/SUS acima dos 90% nas quatro macrorregiões de saúde do Estado (Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas), o Prosseguir decidiu subir os municípios de bandeira para um nível de coloração acima do vigente.

Com a atualização dos dados, 7 cidades estão classificadas na bandeira laranja (grau de risco médio), 29 foram colocadas na bandeira vermelha (grau de risco alto) e 43 subiram para a bandeira cinza (grau de risco extremo). Definido em caráter excepcional, o novo mapa situacional do Prosseguir vale entre os dias 11 e 24 de junho.

A deliberação do Prosseguir divulgada nesta quinta (10) ainda traz a nova classificação das atividades e dos serviços, por faixa de risco, considerados essenciais, não essenciais de baixo risco, não essenciais de médio risco, não essenciais de alto risco e não recomendados. Veja aqui.

Com a modificação, o bandeiramento de cada cidade vai determinar o funcionamento das atividades econômicas. Confira:

• Bandeira cinza: podem funcionar apenas as atividades essenciais;

• Bandeira vermelha: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco;

• Bandeira laranja: podem funcionar atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco;

• Bandeira Amarela: permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco.

Cb image default

Municípios devem cumprir o Prosseguir

O DOE-MS desta quinta (10) também traz novo decreto do governador Reinaldo Azambuja que diz que os municípios devem adotar as recomendações do Prosseguir, que passam a ter caráter vinculativo. Ou seja, o programa, que antes recomendava, agora determina.

A mudança atende solicitação da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Conforme o decreto, os municípios que não adotarem as recomendações deverão apresentar justificativa técnica para o descumprimento das regras. O documento deverá ser encaminhado à SES (Secretaria de Estado de Saúde), que fará a avaliação do caso.

O decreto mais rígido do governador também vale de 11 a 24 de junho. Nesse período, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) vai ampliar a fiscalização do cumprimento das regras através das forças policiais (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!