Buscar

Covid-19: População desrespeita isolamento social e exibe mau exemplo nas redes sociais

Denúncias enviadas por leitores mostram que a população parece ter perdido o medo da contaminação

Cb image default
Imagens: Redes Sociais

Nas últimas horas, o Nova News recebeu diversos prints enviados por leitores denunciando que moradores de Nova Andradina e de outras cidades da região não estão respeitando o isolamento social, medida básica para tentar conter o avanço do novo coronavírus.

Além disso, segundo os denunciantes, as pessoas ainda fazem publicações mostrando o mau exemplo por meio das redes sociais. As imagens enviadas ao Nova News seriam deste final de semana prolongado em decorrência do feriado da Independência do Brasil, comemorado nesta segunda-feira (07).

Festas em piscinas, churrascos em família com visitas de pessoas de outras cidades e até mesmo de outros estados e grupos de pessoas do Vale do Ivinhema desfrutando de prainhas em Rosana (SP) e Porto Rico (PR) são alguns dos exemplos de prints recebidos pelo Nova News nas últimas horas.

Em todas as imagens, que foram desfocadas para preservação das imagens dos envolvidos, é possível observar aglomerações, pessoas sem máscaras de proteção e sem nenhum cuidado com relação à prevenção da pandemia.

Uma leitora do site que trabalha no Hospital Regional de Nova Andradina fez um desabafo e se disse inconformada com a situação. “Munícipes realizando festas em municípios de outros estados, como em Rosana (SP) e Porto Rico (PR), sem nenhum medo da aglomeração. Com certeza isso pode elevar o número de casos”, disse.

Cb image default
Imagens: Redes Sociais

“Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são poucos. É uma situação preocupante. Isso gera revolta. Nos preocupamos tanto em diminuir a curva de contaminação e essas pessoas não pensam no próximo. Querem curtir o feriado? Tudo bem, mas não precisam ficar com um grupo de quase 40 pessoas”, desabafou a cidadã, que teve seu nome preservado.

Por sugestão dos próprios leitores, a situação será, nas próximas horas, repassada às autoridades de saúde pública para que a população saiba quais providências poderão ser tomadas a respeito.

Desde o início da pandemia até agora, vários foram os episódios de desrespeito ao isolamento social, como festas, inclusive uma delas com a presença de servidores do próprio Hospital Regional - fato que teve repercussão nacional -, torcedores comemorando a vitória de um time de futebol em plena Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, comércios flagrados com aglomeração de pessoas e diversas outras ocorrências similares.

É unanimidade entre os especialistas que o isolamento social, no momento, é a única forma de conter o avanço da pandemia, uma vez que, ainda não há vacina disponível para prevenção e nem medicamentos com comprovação científica para a cura da covid-19.

Cb image default
Imagem: Redes Sociais

Saúde à beira de um colapso

Embora a população pareça ter perdido o medo do novo coronavírus, autoridades ligadas à saúde alertam que a situação não é nada boa.

Em Nova Andradina, por exemplo, até esta segunda-feira (07), havia quase 300 casos acumulados da doença. O município registrou, desde o início da pandemia, 10 óbitos e, até nas últimas horas, tinha 34 casos ativos de covid-19.

Com apenas 08 leitos de UTI destinados às pessoas infectadas com o novo coronavírus, sendo que, a maioria deles já está em uso, e responsável por atender também pacientes de outros municípios da região, Nova Andradina vive à beira de um colapso que, segundo o secretário de Saúde, Sérgio Maximiano, em suas constantes falas nas lives realizadas diariamente pelo Poder Público Municipal, pode ser evitado à medida em que a população tenha mais consciência de seus atos o que, infelizmente, não tem acontecido.

Também até esta segunda-feira (07), Mato Grosso do Sul registrava 54.125 casos acumulados de covid-19, com a ocorrência de 970 óbitos.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.