Publicado em 16/05/2021 às 06:54, Atualizado em 16/05/2021 às 10:58

Curso de atualização da legislação orienta gestores e agentes de trânsito de Nova Andradina e região

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Cogecom

De olho nas mudanças trazidas pela Lei n° 14.071/2020, que altera mais de quarenta artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Conselho de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran-MS) está ofertando um curso de atualização para gestores, policiais militares, membros do corpo de bombeiros militar e agentes de trânsito de Nova Andradina e mais 4 municípios da região.

O curso obrigatório, previsto na portaria n°94 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), foi realizado nos dias 13 e 14 de maio. Em pauta, temas relacionados à operação e fiscalização de rotina, as mudanças trazidas pela nova lei e as alterações do CTB que entraram em vigor em abril.

As aulas estão sendo ministradas no auditório da UFMS, unidade de Nova Andradina, respeitando todas as recomendações do protocolo de saúde no tocante a pandemia de Covid-19. O corpo docente do curso traz nomes de representatividade como a presidente do Cetran, Regina Maria Duarte, Coronel Marcelo Cansação, da Polícia Militar, entre outros especialistas em trânsito da Polícia Rodoviária Federal.

O conselheiro do Cetran, Luiz Carlos Duarte Magalhães, ressalta a importância do curso para os profissionais do trânsito e para a população. "Todo trabalho que envolve legislação, precisa de atualização constante. Então, como houve mudanças nos gestores em várias cidades e mudança no CTB, a atualização é fundamental. Também atendemos os profissionais que trabalham diretamente com o trânsito para que sejam devidamente cientificados das mudanças na lei sancionada recentemente, de modo que não ocorram equívocos na lavratura dos autos e nos julgamentos apresentados pelos condutores infratores a JARI", disse.

A coordenadora da educação para o trânsito de Nova Andradina, Kelly Borba, agradeceu a toda equipe de palestrantes e aos participantes do curso que vieram dos municípios de Ivinhema, Angélica, Bataguassu e Anaurilândia. Kelly destacou as orientações e dicas sobre campanhas de conscientização com foco na redução de acidentes de trânsito e na preservação da vida.

"A legislação de trânsito foi criada em 1997. Com o passar de anos, devido às inúmeras resoluções, virou uma colcha de retalhos. Então, houve essa atualização e muitas alterações na lei. Ter conhecimento de tudo, exige estudo, dedicação por parte dos profissionais que atuam na área", comentou a coordenadora, sem eximir os condutores e pedestres da sua responsabilidade.

A responsável pela coordenação das campanhas educativas de trânsito no município afirmou que Nova Andradina tem um alto índice de acidentes, sendo que 70% deles poderia ser evitado se as regras fossem cumpridas por todos.

"A imperícia, imprudência e a negligência dos condutores causam a maioria dos acidentes. Somente neste mês de maio, 2 mortes já foram registradas. A maioria das infrações cometidas se refere ao uso de celular ao volante, uso incorreto de capacete e de calçados não apropriados para andar de moto, uso de álcool, não obediência à sinalização. Então, nosso foco maior é educar, para prevenir acidentes. Infelizmente, a pandemia limitou a atuação dos agentes na escola e nas empresas, mas logo que for possível, o trabalho será retomado de forma intensiva", informa a representante do Departamento Municipal de Trânsito.