Buscar

Curta-metragem produzido em Nova Andradina reflete sobre as consequências resultantes de um relacionamento abusivo

Imagens: Rodrigo Souza

Financiado com recursos da Lei Aldir Blanc, produzido pela Trap Media, o curta-metragem “Posses” surge a partir de um monologo escrito em 2021 pela artista Mary, de Nova Andradina. O monólogo divido em três partes narra, de forma poética, recortes da experiência de um relacionamento abusivo vivido pela artista. “O monólogo foi escrito em um momento de extrema fragilidade. Acho que isso possibilitou tamanha sinceridade. Transformá-lo em um curta-metragem me fez reviver sofrimentos do passado, é claro, mas ao mesmo tempo serviu como um ritual de passagem para superar a tristeza de vez”, conta a artista.

A ideia da produção audiovisual veio do diretor do curta, Rodrigo Souza, que também assina o roteiro. Rodrigo apresentou o projeto a Bruno Seleguim (um dos responsáveis pela Trap Media) que logo aceitou produzir o curta-metragem. “Quando eu li o monologo de Mary e vi que a cidade lançava editais para produções audiovisuais achei oportuno construirmos algo baseado no monologo. Tudo o que fizemos, então foi só dar vida a um texto que já respirava por si só.”, afirma Rodrigo.

Além do curta-metragem possibilitar a divulgação do trabalho da artista, buscando a potencialização e valorização das produções audiovisuais locais, também visa possibilitar a disseminação de tais informações que são extremamente necessárias à sociedade, rompendo as linhas interartes, em uma perspectiva dialogal entre corpos e poesia, tratando dos assuntos de gênero, maternidade e dificuldades enfrentadas pelas mulheres.

“A narrativa que construímos para o curta-metragem tem o objetivo de lincar significações que de alguma forma possibilita a identificação de outras pessoas. Na teoria, as coisas muitas vezes parecem ser mais simples do que são na prática, especialmente quando tratamos de assuntos do coração. É por isso que, olhando de fora, parece evidente que a solução parar sair de uma relação abusiva seja terminar o compromisso. Mas, colocar um ponto final na ligação é muito mais difícil do pensamos. Então o curta concebe esse alerta. Tanto pra quem sofre quanto pra quem pratica”, finaliza Mary.

O curta-metragem agora foi entregue para a Fundação Nova-Andradinense de Cultura que em breve, organizará um evento para a exibição desse, e de outros trabalhos audiovisuais contemplados pelos recursos da Lei Aldir Blanc.

Ficha Técnica:

PRODUÇÃO:

Trap Media

DIREÇÃO:

Rodrigo Souza

DIREÇÃO EXECUTIVA:

Nayara Machado

ROTEIRO:

Rodrigo Souza

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA:

Bruno Seleguim

EDIÇÃO E MONTAGEM:

Bruno Seleguim

ESTRELANDO:

Mary

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

Patrícia Fernanda

Miguel Ferreira

MAQUIAGEM E CABELO:

Karina Rodrigues

APOIO:

Projeto Audiovisual Gema

Alice Joias e Presentes

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.