Publicado em 12/06/2020 às 07:54, Atualizado em 12/06/2020 às 12:12

De forma atípica, celebrações de Corpus Christi ocorreram nesta quinta-feira (11) em Nova Andradina e Batayporã

Neste sábado (13), Batayporã celebra ainda seu padroeiro, Santo Antônio de Pádua

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: Cepana e Pascom

Nesta quinta-feira (11), a Solenidade de Corpus Christi, que é a festa religiosa do Corpo de Sangue de Cristo, foi celebrada de uma forma atípica, tanto em Nova Andradina quando em Batayporã, devido às recomendações de isolamento social para prevenção ao risco de contágio pelo novo coronavírus, que causa a doença covid-19.

De forma diferente, sem a procissão dos fiéis e sem os tradicionais tapetes de pó de serra, flores, pó de café e tampinhas de garrafas, apenas algumas pessoas puderam participar pessoalmente, em número limitado. A grande maioria dos católicos acompanhou pela internet e através das rádios locais.

Nova Andradina 

Em Nova Andradina, a programação ocorreu desde segunda (08), terça (09) e quarta-feira (10), com o tríduo em preparação ao Corpus Christi, no Santuário Imaculado Coração de Maria. Nestes dias houve exposição do Santíssimo Sacramento e possibilidade de comunhão sacramental.

Já nesta quinta (11), às 08h, foi celebrada Missa Solene, com transmissão pela Rádio Miragem FM e pelo Facebook. Foi formado, dentro do Santuário, um grande tapete com roupas doadas pelos fiéis ao longo da semana. Após a passagem do Santíssimo, as peças foram recolhidas e serão encaminhadas para doação.

Celebração de Corpus Christi em Nova Andradina - Imagens: Cepana

A partir das 09h30 o Santíssimo Sacramento percorreu as ruas de Nova Andradina, que foi dividida em setores, para que nenhuma região da cidade deixasse de ser visitada. Às 12h ocorreu a abertura do Santuário, com exposição do Santíssimo e possibilidade de comunhão sacramental. Das 15h às 18h foi realizado momento voltado à confissões e às 19h, ocorreu o encerramento.

Batayporã

Em Batayporã, também às 08h desta quinta (11), ocorreu a Missa Solene, com a presença de fiéis e com transmissão pelo Facebook e pela Rádio Cidade FM.

Após a celebração, os fiéis que acompanharam pela internet ou pela rádio puderam se deslocar até a frente da Igreja Matriz, da Capela Nossa Senhora Aparecida e da Capela Santa Luzia para receber a Comunhão.

Celebração de Corpus Christi em Batayporã - Imagens: Pascom

Ao mesmo tempo em que a Eucaristia era distribuída nas frentes da Matriz e das capelas, um carro com o Santíssimo Sacramento passava pelas ruas da cidade com intuito de abençoar toda a população e também os órgãos públicos. A celebração foi encerrada por volta das 11h.

Celebração de Santo Antônio de Pádua em Batayporã

Neste sábado (13) é o dia de Santo Antônio de Pádua, porém, este ano não haverá a programação social da Festa do Padroeiro de Batayporã, que geralmente conta com quermesse, shows, almoço e leilão. Apenas a parte religiosa foi mantida e, mesmo assim, com restrições.

Na segunda (08), terça (09) e quarta (10), foi realizado, na Igreja Matriz o tríduo de Santo Antônio de Pádua, com transmissão pelo Facebook.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Já neste sábado (13), haverá Santa Missa às 08h na Igreja Matriz, com transmissão pelo Facebook e pela Rádio Cidade FM. Logo após a celebração, haverá carreata pelas ruas da cidade com a imagem do padroeiro e a bênção dos veículos.

A orientação para os que forem participar da carreta é usarem máscaras de proteção e manterem o isolamento social, evitando dar carona e evitando também a formação de aglomerações. (Com informações do Centro Paroquial de Nova Andradina - Cepana - e da Pastoral da Comunicação de Batayporã - Pascom -).