Publicado em 17/06/2020 às 07:25, Atualizado em 17/06/2020 às 11:35

De forma segura, servidores da Assistência Social de Anaurilândia fazem campanha contra violência ao idoso

A mobilização contou com apoio do CRAS, CREAS e Projeto Conviver

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Foto: Divulgação

Uma panfletagem organizada pela Secretaria de Assistência Social de Anaurilândia buscou conscientizar a população local, visando combater a violência contra a pessoa idosa. A mobilização aconteceu nesta segunda-feira (15), justamente a data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

De forma segura, munidos de máscaras, luvas e álcool em gel, os servidores foram até a ruas da cidade distribuir panfletos, onde conscientizam os moradores locais sobre a importância de combater a violência contra os idosos.

De acordo com Heidy Rocha Cabriotti, uma das responsáveis pela coordenação da ação, mesmo  diante da pandemia do novo coronavírus, se fez necessário realizar a mobilização.

Nas palavras dela, com o isolamento social, os idosos estão mais recolhidos e alguns deles podem estar em situação vulnerável, principalmente de violência. “É preciso alertar a nossa população no sentido de proteger os nossos idosos. Fizemos tudo de forma bem segura e responsável para que essas informações cheguem até a maioria de nossos moradores”, explica.

Além dos servidores da Secretaria de Assistência Social, a mobilização contou com apoio dos servidores Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e também agentes do Projeto Conviver.

De acordo com estatísticas, a violência contra idosos no Brasil vem aumentando, seja pelo maior número de pessoas nesse segmento da população, seja pelo aumento das denúncias, que foram facilitadas com um canal próprio, o Disque 100.

Para ajudar no combate desse tipo de crime, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. Em 2020, o tema ganha ainda mais relevância diante do aumento da violência doméstica durante a pandemia de covid-19.

Levantamentos realizados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que os idosos devem representar 25,5% da população brasileira até 2060. Hoje, o Brasil tem 29,9 milhões de idosos, de acordo com informações disponíveis no site World Health Organization (WHO). (Com informações da Agência Senado)