Publicado em 18/03/2020 às 16:16, Atualizado em 18/03/2020 às 21:05

De três casos suspeitos de Coronavírus em Nova Andradina, dois são descartados

A informação foi confirmada em uma live na página da Prefeitura Municipal no Facebook na manhã desta quarta-feira (18) pela enfermeira Tatiana Rovani Pacito

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Reprodução/Facebook

Em uma live na página da Prefeitura Municipal, na manhã desta quarta-feira (18), a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Tatiana Rovani Pacito, descartou dois dos três casos suspeitos do novo Coronavírus, em Nova Andradina.

"Hoje Nova Andradina está com um caso suspeito para o Coronavírus, já foi coletado o material e a gente tá aguardando o resultado do exame, até sexta-feira (20), provavelmente vai sair. Os outros dois foram descartados no momento", disse sem dar muitos detalhes.

Na ocasião, a enfermeira falou ainda dos 'contatos próximos. "Esse caso suspeito que a gente está, teve contato com muitas pessoas e essas pessoas estão preocupadas. Vamos considerar um contato próximo, o contato físico direto desprotegido por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior à dois metros". 

Confira a live completa com as orientações:

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRnByZWZlaXR1cmFkZW5vdmFhbmRyYWRpbmElMkZ2aWRlb3MlMkYyMTI0NjkxNjk4MzYwOTklMkYmYW1wO3Nob3dfdGV4dD0wJmFtcDt3aWR0aD01NjAiIHdpZHRoPSI1NjAiIGhlaWdodD0iMzE1IiBzdHlsZT0iYm9yZGVyOm5vbmU7b3ZlcmZsb3c6aGlkZGVuIiBzY3JvbGxpbmc9Im5vIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCIgYWxsb3d0cmFuc3BhcmVuY3k9InRydWUiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+

Se essa pessoa é um contato próximo, mas não está manifestando nenhum sintoma, a gente pede que haja a 'etiqueta respiratória', a utilização da máscara cirúrgica por medida preventiva por sete dias, além da higienização das mãos,” afirmou.

A doença

A doença provocada pelo coronavírus é uma infecção parecida com a gripe. Seus sintomas são febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal e coriza. Medidas básicas de higiene podem evitar o contágio:

Cb image default
Imagem: Reprodução / Ministério da Saúde