Publicado em 18/08/2021 às 13:20, Atualizado em 18/08/2021 às 17:33

Defesa Civil de Batayporã alerta para perigo de queimas domésticas durante estiagem

Ana Carla Barbosa, Assessoria de Imprensa
Cb image default
Intervenção rápida da Defesa Civil evitou que incêndio se alastrasse - Foto: Defesa Civil de Batayporã

A conhecida seca durante o mês de agosto tem se intensificado com o aumento das temperaturas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo segue firme em Batayporã pelos próximos dias variando entre 21ºC e 37ºC. Não há previsão de chuva e a umidade do ar não ultrapassará os 65%.

O cenário acende o alerta para o risco de incêndios e doenças respiratórias. É o que o afirma o sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul e coordenador da Defesa Civil do município, Gilberto Batista dos Santos. Conforme explicou Santos, além dos incêndios que podem acontecer naturalmente na vegetação e áreas de pastagem, outro problema são as queimas domésticas e em terrenos baldios. Recentemente, foram registradas seis ocorrências de queimas de lixo.

"Infelizmente, muitas pessoas conservam o hábito de atear fogo em móveis, folhagens, lixo e outros materiais. Isso já é extremamente perigoso e prejudicial à saúde. Em tempos de estiagem, o risco é muito maior. Com o ar seco, os incêndios podem sair de controle. Há ainda o aumento da circulação de vírus e bactérias que vão direto para o sistema respiratório. Os incêndios potencializam esse processo com as impurezas que lançam no ar", detalhou o sargento.

Crime ambiental

Conforme a Lei Estadual n. 90, de 2 de junho de 1980, "é proibida toda e qualquer prática de queima ao ar livre em áreas urbanas ou de elevada densidade demográfica." Pessoas físicas ou jurídicas que infringirem a legislação estão sujeitas à multa, suspenção e interdição. No caso de multa, a mesma pode variar de uma a mil Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência). Convertido em real, o valor pode chegar a mais de R$ 41 mil. A lei também penaliza quem promove outras atividades poluidoras.

Embora a Defesa Civil esteja apta para atendimentos, os procedimentos de fiscalização e penalização cabem à Polícia Militar Ambiental (PMA). "Nesta semana mesmo, nós apagamos incêndios e realizamos orientações, mas não temos legalidade para aplicar multas ou autuar. É preciso que a população acione a PMA", reforçou Santos.

Em Batayporã, a Polícia Militar Ambiental pode ser contatada pelo telefone (67) 3443 1095 ou pelo 190 da Polícia Militar, que irá repassar a ocorrência às forças competentes.

Cb image default
Intervenção rápida da Defesa Civil evitou que incêndio se alastrasse. Foto: Defesa Civil de Batayporã