Buscar

Depois de mais de quatro décadas formando crianças, escola na Zona Rural de Batayporã fecha as portas

De acordo com o vereador Samuel Macedo, a Secretaria Municipal de Educação alega evasão escolar

Cb image default
Foto: Arquivo/Nova News

A Escola Municipal Professora Bernadete Teixeira, localizada no Assentamento São Luiz, fechou suas portas no início deste ano e não irá mais atender as crianças residentes na Zona Rural, da região dos assentamentos.

Além do São Luiz, a escola recebe crianças dos Assentamentos São João e Mercedina e de algumas fazendas da região.

O fato foi denunciado pelo vereador Samuel Macedo (PSB) na última sessão solene que marcou o reinício dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Batayporã.

Macedo, que é representante da comunidade onde está localizada a escola, falou na tribuna da Casa de Leis, que recebeu a notícia com extrema tristeza. Ao Nova News, o vereador disse que via ali um retrocesso, pois a unidade escolar é de suma importância para a comunidade local. Segundo ele, a secretaria de Educação municipal alega pouca quantidade de aluno e pouca distância da escola da sede do município, ou seja, menos de 10 quilômetros, motivos pelos quais a escola teve suas atividades encerradas.

“É triste ver uma escola que passou mais de 40 anos ajudando na formação de nossas crianças, ter suas atividades encerradas. Se é evasão escolar, porque não fez uma campanha juntamente com as propriedades rurais na busca de incentivar os pais a levarem seus filhos para escola e evitar esse fechamento?” questionou. De acordo com o parlamentar, os alunos serão todos remanejados para a sede do município, sendo levados pelo transporte escolar até ao Centro de Educação Municipal (Cem).

O vereador questionou ainda todos os investimentos que foram feitos nos últimos anos na unidade escolar. Segundo ele, foram investidos, através de recursos federais, oriundos do Ministério da Educação, em salas de tecnologia, além de outras áreas. Macedo concluiu dizendo que após esgotadas todas as negociações com o Poder Público Municipal, ele irá agora reivindicar para que o local onde funcionava a escola, se transforme em um centro de cultura da agricultura familiar. O vereador quer também que seja reservada uma sala de memória para guardar toda a história construída ao longo dos 40 anos de funcionamento da escola rural do Assentamento São Luiz.

Ainda na manhã desta sexta-feira (21), o Nova News procurou a secretária de Educação do município de Batayporã para comentar sobre o fechamento da escola rural, porém, via telefone ela não foi encontrada para falar.

Nota da Prefeitura Municipal

Após a publicação da matéria, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Batayporã emitiu uma nota por meio da qual a secretária de Educação de pronuncia sobre o caso. Confira na íntegra:

Gestora em Educação de Batayporã esclarece fechamento de unidade escolar

A titular da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), Sonia Nantes, vêm a público esclarecer que após análise técnico e administrativo foi tomada a decisão de encerrar as atividades escolares na Escola Municipal Anízio Teixeira da Silva (Extensão), no Assentamento São Luiz, zona rural do município.

A decisão, só foi concretamente tomada, após uma reunião entre os pais e a Secretaria de Educação no final do ano passado, que esclareceu toda situação e solicitado todo o esforço para que houvesse um bom número de alunos matriculados.

O número de alunos matriculados naquela unidade escolar vinha diminuindo significativamente, e o ano letivo de 2019 terminou com 26 alunos. Na tentativa de manter a escola em funcionamento em 2020, as matrículas para a localidade foram abertas, porém houve quatro novos alunos inscritos na Educação Infantil, somando aos outros oito do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental.

Sonia lamenta muito o fechamento da unidade escolar, mas não houve outra alternativa a não ser remanejar os estudantes para as salas na sede da unidade de ensino, na área urbana do município, onde foram bem acolhidos e estão satisfeitos com toda a estrutura oferecida.

A Gestora afirmou que no espaço onde funcionava a antiga escola Professora Bernadete Teixeira, a Administração Municipal irá colocar à disposição dos moradores atividades relacionadas à Educação. No período vespertino, serão ofertadas às crianças aulas de danças com a professora Simone Mathias e em uma sala equipada vai ficar à disposição da comunidade para palestras.

Com relação à internet rural instalada no prédio, irá permanecer, haja vista que a Sala de Tecnologia instalada na unidade pertence à Associação de Moradores.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer está à disposição da comunidade para quaisquer dúvidas e esclarecimentos. (Matéria editada às 14h06 de 21/02/2020 para acréscimo da nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.