Publicado em 07/09/2025 às 13:23, Atualizado em 07/09/2025 às 16:35

Desfile cívico exalta soberania e fortalece o espírito patriótico da população de Nova Andradina

Cogecom,

Nova Andradina vivenciou neste sábado (6) uma das edições mais memoráveis de seu tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro. A participação inédita de soldados do Exército Brasileiro, do 9° Batalhão de Engenharia de Combate – “Batalhão Carlos Camisão”, de Aquidauana, foi o grande destaque deste ano. Os militares desfilaram em honra à Pátria e receberam intensos aplausos da população. Entre eles, veteranos que um dia serviram ao Exército retornaram para reafirmar o compromisso com a história e com o patriotismo brasileiro.

Outro ponto alto foi a presença especial das bandas marciais dos municípios de Taquarussu e Presidente Epitácio (SP), que abrilhantaram o desfile. A Banda Marcial Antônio Zocante, da Guarda Mirim epitaciana, roubou a cena com uma apresentação irreverente e original, mostrando que música é expressão coletiva, feita não apenas com instrumentos, mas com corpo, ritmo, movimento e alma. O evento se transformou em uma grande festa que exaltou a paz, a soberania e o orgulho nacional.

Milhares de pessoas lotaram a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade para prestigiar a passagem dos efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental, além de alunos das redes municipal, estadual e particular, universidades, atletas, denominações religiosas e diversas instituições, entre elas a APAE e Andefi, que levaram a mensagem de amor, inclusão e respeito às diferenças.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec), responsável pela organização do evento, mobilizou os Centros de Educação Infantil (Ceinfs) e as 11 escolas da rede municipal. Temas como educação de qualidade, alfabetização e patriotismo ganharam destaque, junto a projetos educacionais como o Programa de Treinamento Escolar Desportivo da Funael e iniciativas culturais da Funac, reforçando a relevância da educação cívica na formação das novas gerações.

O ato cívico também foi um espaço de reflexão. O prefeito Dr. Leandro Fedossi destacou a importância da data como um momento de reflexão coletiva. “O Dia da Independência é uma oportunidade de celebrarmos nossa história, reforçarmos os valores democráticos e nos unirmos como sociedade para construir um Brasil cada vez mais justo e solidário”, afirmou ao agradecer a presença de toda a população.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito Arion Aislan, a primeira-dama Flávia Fedossi, o presidente da Câmara, Fabio Zanata, o prefeito de Taquarussu, Clóvis do Banco, vereadores, além do delegado regional da Polícia Civil, André Luiz Novelli, o comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar, Capitão Eliel Rodrigues da Silva, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel PM Paulo Renato, entre outras lideranças civis.

Ao celebrar os 203 anos da Independência do Brasil, Nova Andradina reafirma seu compromisso com a preservação da memória histórica e dos valores cívicos que marcaram a formação do país. O município é um dos poucos em Mato Grosso do Sul que mantém viva a tradição dos desfiles de 7 de Setembro, demonstrando respeito à sua história e dedicação em transmitir às futuras gerações o espírito de civismo e pertencimento à nação brasileira.