Buscar

Dia D da Caravana da Saúde acontece neste domingo em Nova Andradina

Ação contará com exames, cirurgias, doação de sangue, dentre outros vários serviços à população da região

A Caravana da Saúde realiza, neste domingo (30), o Dia D de mobilização de atendimentos em saúde, na região de Nova Andradina. Serão sete municípios atendidos, Angélica, Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu.

Ao todo, estão previstas 1.100 consultas gerais, 5 mil consultas oftalmológicas, 2 mil cirurgias oftalmológicas e 240 cirurgias gerais com especialidades em cirurgia geral, ortopedia e ginecologia. Os atendimentos iniciaram no dia 25 de agosto, no pátio do Estádio Luiz Soares Andrade, onde as carretas da Caravana da Saúde estão estacionadas.

Imagem: Arquivo

As cirurgias gerais estão sendo realizadas no Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba. Também estão previstos exames como ultrassom, endoscopia, eletrocardiograma e eletroencefalogramas. Neste domingo (30), a Caravana da Saúde também contará com os atendimentos das instituições parceiras como Hemosul, Procon, Tribunal de Justiça, SESI, Ministério Público, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras.

O programa Caravana da Saúde já soma mais de 4 mil cirurgias realizadas ao longo de suas quatro edições. A Caravana passará pelas 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de reduzir o número da fila de espera para os diversos procedimentos de saúde, além de levar a reestruturação dos serviços de saúde como estratégia de melhoria dos atendimentos à população de cada região visitada.

Esperança para pacientes

A Caravana da Saúde traz esperança a pacientes da microrregião de Nova Andradina que, há algum tempo, vêm enfrentando dificuldades com relação à realização de exames e procedimentos cirúrgicos. Segundo a jovem paciente Marcela Djenifer, residente em Batayporã, há alguns meses, ela soube da necessidade de passar uma cirurgia na vesícula, porém, não havia a mínima previsão de quando o procedimento seria realizado.

Marcela passará por cirurgia - Márcio Rogério

No caso de Marcela, além do agendamento da cirurgia, ela também comemora a rapidez nas entrevistas e resultados de exames, avaliados por ela como sem burocracia. 

 

“Apesar de não ser uma cirurgia complexa, fico aliviada em saber que, graças a esta ação do Governo do Estado, vou conseguir a solução para meu problema de saúde”, afirma Djenifer. 

Um dos procedimentos mais concorridos durante a Caravana é cirurgia de hérnia. O Nova News encontrou, no Assentamento Teijin, região de Nova Casa Verde, Jones Alves da Silva, 70, que há oito anos sofre com a doença.  Segundo ele, a dificuldade em conseguir um tratamento fez com que ele permanecesse por anos com o problema de saúde. 

 

“Devido às minhas atividades rurais, tenho dificuldade em ir à cidade e ficar por horas na porta de um hospital, às vezes, sem resultado”, desabafou. De acordo com o assentado, a dificuldade também se estendia com relação aos exames necessários para a resolução de seu problema de saúde. 

 

Tais empecilhos, fizeram com que o sitiante tocasse sua vida por anos sofrendo com as dores e incômodos provocados pela hérnia. “Me sinto feliz por já ter passado pela avaliação do médico. Esta Caravana da Saúde me trouxe esperança com o agendamento da cirurgia. Tenho certeza que vou ter mais qualidade de vida a partir de agora,  junto com minha família”, finaliza.      

Com a neta nos braços, Jones Silva comemora o agendamento da cirurgia - Imagem: Nova News

Justiça Itinerante

Neste sábado (29) e domingo (30), a Justiça Itinerante está na Comarca de Nova Andradina. A visita é um esforço concentrado do Poder Judiciário, que participa da Caravana da Saúde, devido a uma parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Entre os serviços mais procurados estão conversões de união estável em casamento, divórcio direto, alimentos, cobrança, conversão de separação em divórcio, execuções de alimentos, reconhecimento de paternidade, guarda, dissolução de união estável, exoneração de alimentos, investigação de paternidade, entre outros.  

Imagem: Divulgação

Doação de sangue

Também neste sábado (29) e domingo (30) a cidade de Nova Andradina recebe mais uma edição da campanha Doe Sangue, Doe Vida, organizada pelo Banco de Sangue do município.  Segundo a coordenação do Hemocentro de Nova Andradina, a campanha foi dividida em duas etapas. No sábado (29), a doação ocorre das 13 às 17h30 no Hemocentro de Nova Andradina, localizado na Avenida Eurico Soares Andrade, 331, próximo ao escritório da Energisa, na saída para a cidade de Batayporã.

Já neste domingo (30), a ação ocorre no estacionamento do Estádio Andradão, no Dia “D” da Caravana da Saúde. Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos, portar documento de identidade original com foto e estar bem alimentado. Além de doar sangue, os voluntários também poderão aproveitar a oportunidade e se cadastrar para doação de medula. Informações pelo telefone (67) 3441-8543.  

Imagem: Divulgação

Saiba mais
  • Caravana da Saúde traz esperança aos pacientes da região de Nova Andradina
  • Justiça Itinerante atenderá a população de Nova Andradina
  • Doação de sangue será realizada neste final de semana em Nova Andradina
  • Ambulantes aproveitam Caravana da Saúde para aumentar faturamento

Vendedores ambulantes

 

Em meio à crise enfrentada pela população Brasileira, com a consequente queda na renda dos trabalhadores, muitos arrumam uma maneira de conseguir faturar um extra no final do mês, e de desta forma, equilibrar as finanças em casa. 

 

Foi pensando nisso que Claudecir Pires Moraes, moradora em Nova Andradina, não pensou duas vezes e fez de seu carro uma unidade móvel de vender salgados a fim de tentar turbinar a renda mensal.

Tanto ela, como outros, aproveitaram o início dos atendimentos da Caravana da Saúde, que está sendo realizada em Nova Andradina, para vender seus produtos. A caravana recebe centenas de pessoas vindas de toda a região durante cerca de uma semana e esta movimentação se torna um chamariz para que os vendedores acampem nas proximidades do Estádio Municipal Luiz Soares Andrade, local onde está sendo realizada a maioria dos atendimentos. 

Imagem: Nova News

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.