Buscar

Dia da Higienização e Lavanderia Hospitalar é comemorado no HR de Nova Andradina

Direção do hospital parabeniza a toda equipe e agradece a parceria dos colaboradores

Cb image default
Imagem: Divulgação

Os dias 25 e 26 de novembro foram especiais para os colaboradores do setor de higienização e lavanderia do Hospital Regional de Nova Andradina.

Isso porque no dia 25 de novembro comemora-se o dia da higienização e lavanderia hospital e, em reconhecimento ao trabalho desses profissionais, a direção da instituição preparou atividades de educação permanente com o tema Gerenciamento de Resíduo Hospitalar e uma dinâmica sobre trabalho em equipe.

Ao final, foi realizada uma pequena confraternização, onde a equipe foi dividida em pequenos grupos, de modo a atender as medidas de vigilância sanitária contra a Covid-19.

A direção do HR parabeniza a toda equipe e agradece a parceria dos colaboradores.

"Durante a pandemia que enfrentamos, a atuação das equipes de limpeza e lavanderia tem ganhado ainda mais relevância dentro dos hospitais. O trabalho dos profissionais é fundamental para garantir que o coronavírus e tantos outros vírus e bactérias não se proliferem no ambiente hospitalar. Nossos cumprimentos a todos pela data comemorativa", felicitou o diretor geral do HR, Norberto Fabri.

Como funcionam os setores

A lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, responsável pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas às unidades do hospital.

Já o setor de higienização é responsável pelo processo de remoção de sujidade de superfícies inanimadas. Para tanto, são usadas todas as técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização utilizadas em todos os ambientes internos do hospital.

Adorno zero

O uso de acessórios ou adereços no ambiente hospitalar pode comprometer a saúde do paciente, caso estejam contaminados com bactérias ou vírus. Também pode ser prejudicial a quem está utilizando ou a outras pessoas que entrem em contato com objetos pessoais contaminados.

Para sensibilizar os funcionários das áreas assistenciais, médicas e administrativas, o Hospital Regional de Nova Andradina está realizando a segunda edição da campanha “Adorno Zero para Segurança do Profissional e do Paciente.

Cb image default
Imagem: Divulgação

Idealizadores da ação, as enfermeiras Ayune (NSP) e Suelen (CCIH) contaram com a parceria com a Comissão de Humanização. Pela programação, de 25 a 27 de novembro, estão sendo desenvolvidas orientações in loco nos setores do HR e Blitz educativa na entrada do plantão dos funcionários.

Segundo o diretor geral da unidade, Norberto Fabri, não usar adornos é uma importante barreira de proteção, principalmente para quem tem a responsabilidade de zelar pela segurança do paciente.

“Prevenir infecções é uma das metas da instituição. É importante lembrar que o ambiente hospitalar é insalubre por natureza, e a suscetibilidade para contaminação pode acontecer nesse ambiente, ter consequências graves para o paciente e se estender ao ambiente doméstico. Portanto, é essencial a adesão de todos, independentemente de setor”, orientou.

Lembrando que, são considerados adornos: anéis, piercing exposto, colares, pulseiras, relógios, broches e crachás pendurados em cordão. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.