Publicado em 02/11/2021 às 09:41, Atualizado em 03/11/2021 às 21:22

Dia de Finados é marcado por homenagens e celebrações em Nova Andradina, Batayporã e região

Cemitérios receberam grande número pessoas desde as primeiras horas do dia

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Cemitério de Nova Andradina - Imagens: José Almir Portela/ Nova News

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (02), Dia de Finados, cemitérios de Nova Andradina, Batayporã e região receberam centenas de pessoas em homenagens os que se foram.

A exemplo do que ocorreu em anos anteriores, a data é marcada por celebrações que tiveram início às 7h no Cemitério Municipal de Nova Andradina.

Na capital do Vale do Ivinhema, por volta das 6h da manhã, o número de pessoas que aproveitavam as primeiras horas do dia para visitar os locais onde estão sepultados seus entes queridos era grande.

Túmulos de personalidades como dos ex-prefeitos Francisco Dantas Maniçoba e Durval Andrade Filho (Deco) e do ex-secretário de Educação de Nova Andradina, professor Luiz Sampaio, foram bastante visitados.

Batayporã

Cb image default

Em Batayporã também não foi diferente, centenas de pessoas chegaram cedo para visitar o Campo Santo local. Uma missa também foi realizada na capela existente dentro do cemitério. Na Cidade Amizade, familiares e amigos percorreram os túmulos relembrando seus entes queridos.

Um dos locais mais visitados, foi o túmulo da ex-primeira dama e professora, Maria Suely Pereira de Souza, que faleceu ainda no início deste ano, vítima de covid-19.

Cb image default

Muitos aproveitaram o dia também para faturar um dinheiro extra. Em Nova Andradina, vendedores ambulantes se aglomeravam em frente ao cemitério para vender flores, vela, fósforo, água, entre outros produtos.

Finados

A Igreja Católica celebra o Dia de Finados desde o século V, mas há relatos de que por volta do século II, os fiéis já rezavam pelos mortos. O gesto é visto como um ato de misericórdia espiritual para com aqueles que já partiram desta vida.

Segundo a doutrina, no Dia de Todos os Santos, comemorado em 01 de novembro, se celebra aqueles que morreram e que já estão na glória de Deus, enquanto no Dia de Finados, em 02 de novembro, se ora em favor daqueles que partiram, mas que ainda não estão na companhia do Senhor, necessitando de purificação.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!