Buscar

Dia de Finados: Missas serão celebradas nos cemitérios de Nova Andradina e Batayporã

Fiéis devem fazer uso de máscaras e seguir os demais protocolos de biossegurança

Cb image default
Cemitério de Nova Andradina - Imagem: Arquivo / Vigilância Sanitária

Diferente do que ocorreu no Dia de Finados do ano passado (02/11/2020), quando, devido ao alto índice de casos de Covid-19 não ocorreram celebrações nos cemitérios, em 2021, com a situação epidemiológica, de certa forma, sob controle, as tradicionais missas campais serão retomadas tanto em Nova Andradina quando em Batayporã.

Nova Andradina

O Nova News apurou junto ao Centro Paroquial de Nova Andradina (Cepana) que duas missas estão programas para a terça-feira (02), Dia de Finados, no Cemitério Municipal Santa Bárbara, sendo uma às 07h e outra às 09h. Ocorrerá ainda uma celebração no Santuário Imaculado Coração de Maria, às 16h.

Batayporã

Na cidade de Batayporã duas missas ocorrerão no Dia de Finados (02/11), sendo uma às 08h no Cemitério Municipal Santo Antônio e outra às 19h na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. Segundo a Secretaria Paroquial, em caso de chuva, a missa da manhã pode ser transferida também para a Igreja Matriz.

Cb image default
Cemitério de Batayporã - Imagem: Arquivo / Vigilância Sanitária

Biossegurança

Tanto em Nova Andradina quando em Batayporã, os fiéis que participarem das missas campais ou simplesmente visitarem os cemitérios devem respeitar os protocolos de biossegurança, como evitar aglomerações e fazer uso de máscaras.

Nos locais também haverá pontos com fornecimento de álcool 70% bem como equipes das vigilâncias sanitárias dos respectivos municípios devem monitorar a movimentação durante todo o dia.

A data

A Igreja Católica celebra o Dia de Finados desde o século V, mas há relatos de que por volta do século II, os fiéis já rezavam pelos mortos. O gesto é visto como um ato de misericórdia espiritual para com aqueles que já partiram desta vida.

Segundo a doutrina, no Dia de Todos os Santos, comemorado em 01 de novembro, se celebra aqueles que morreram e que já estão na glória de Deus, enquanto no Dia de Finados, em 02 de novembro, se ora em favor daqueles que partiram, mas que ainda não estão na companhia do Senhor, necessitando de purificação.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.