Publicado em 27/07/2021 às 08:51, Atualizado em 27/07/2021 às 13:06

Dia dos Avós: Conviver de Nova Andradina celebra data com missa em Ação de Graças

A liturgia, presidida pelo padre Itacir Gasparetto, foi em torno da história de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus e protetores de todos os avós

Cogecom,
Cb image default
Imagens: Divulgação/Cogecom

Nova Andradina celebrou o dia dos avós com uma missa em Ação de Graças realizada no Centro de Convivência do Idoso na manhã desta segunda-feira (26), transmitida pelo facebook da Prefeitura Municipal.

Seguindo os protocolos sanitários para evitar o contágio pelo coronavírus, a celebração contou com a participação do prefeito Gilberto Garcia, acompanhado da primeira dama Joana Darc Bono Garcia, secretária de cidadania e assistência social, Julliana Ortega e o procurador do município, Jailson Pfeifer.

A liturgia, presidida pelo padre Itacir Gasparetto, foi em torno da história de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus e protetores de todos os avós. Os dois santos são celebrados em 26 de julho.

Em sua homilia, o pároco lembrou de inúmeros avós, idosos, que adoeceram ou partiram na pandemia, que deixaram lembranças e exemplos de vida. E disse que é importante expressar o amor e valor que têm através de abraços, de visitas ou simplesmente ouvindo atentamente as suas histórias.

"Os avós estão sempre do nosso lado, são um elo entre gerações, estão na frente da educação, nos ensina a respeitar, rezar. Então, celebrar a vida dos avós e das avôs é valorizar a experiência, reconhecer a sabedoria adquirida ao longo da vida. Que Deus continue abençoando a todos”, frisou o padre.

O prefeito Gilberto Garcia ressaltou a importância dos avós na vida dos netos. “Em muitos casos, os avós são chamados de “segundos pais”, pois estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria e experiência. Que possam ser inspiração para as futuras gerações”, declarou.

A secretária Julliana deixou sua mensagem aos avós. Para ela, o papel dos avós na família vai muito além de apenas mimos e presentes dados aos netos, eles não raras vezes oferecem o carinho, a atenção, as melhores lições e até mesmo o suporte financeiro de pais e filhos.

“Àqueles que já partiram nossa gratidão por terem deixado inúmeras e preciosas lembranças. E os que estão aqui saibam que vocês são para nós, geração presente e futura, exemplo de trabalho, honestidade, paciência, fé e, principalmente, muito amor. Quero agradecer a Deus por cada um de vocês, por todo aprendizado que recebemos através da convivência, a cada experiência compartilhada e a cada conselho dado”.

Já experiente como avô de 2 netas e um neto, o prefeito lembrou que está acontecendo as Olimpíadas de Tóquio, e que os maiores potências esportivas e econômicas do mundo, China e Japão, são aquelas que valorizam os idosos. “Os avós são respeitados, tem um atendimento digno, qualidade de vida, moram perto da família e cuidam dos netos. Aqui no Brasil, não é assim, infelizmente. Precisamos aprender com o exemplo deles, dos nossos idosos. Aqui, valorizamos a terceira idade e estamos ávidos por voltar à normalidade, às confraternizações, jogos da melhor idade, a alegria, a energia e o respeito de sempre”.

Antes de sua despedida, Gilberto Garcia disse que as atividades do Conviver serão normalizadas assim que a situação da pandemia permitir e anunciou uma novidade: "a administração municipal adquiriu 5 gabinetes odontológicos e um deles será instalado no Conviver para atender, prioritariamente, os idosos, mas também os moradores que residem nesta região"

Após a realização da missa, a equipe do Conviver preparou um bingo on-line, que foi transmitido pelo facebook da instituição. 

Cb image default