Buscar

Dia Internacional da Mulher - Lucélia Alves é coletora, esposa, mãe, avó e, acima de tudo, uma mulher realizada!

Cb image default
Rotina da coletora é bastante puxada, mas ela enfrenta o trabalho sempre com sorrido no rosto - Imagens: Acácio Gomes / Nova News

Dedicação e amor, cuidando da cidade e mantendo o ‘grande lar’ de todos os nova-andradinenses em ordem. Essa é a missão de Lucélia Aparecida Bispo Alves, de 39 anos, uma das servidoras da Prefeitura de Nova Andradina, lotada na Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) e que terá um pouco de seu dia a dia contado nesta matéria especial que o Nova News preparou em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 08 de março.

Natural de Monte Alto (SP) e criada em Nova Andradina desde criança, Lucélia conta que neste dia 13/03/2022 fazem três anos que ela atua no setor de limpeza pública, como coletora, após ser aprovada em concurso realizado pelo Poder Executivo Municipal, mas que antes já trabalhou como doméstica e, por oito anos, em um restaurante da cidade.

“Minha irmã e uma amiga me incentivaram a fazer o concurso da Prefeitura Municipal. No começo, confesso que não estava muito animada, mas acabei passando e elas não. Hoje gosto muito da minha profissão e entendo a importância da missão que realizo junto aos meus colegas de trabalho”, disse ela.

Lucélia coletora

Todos os dias, a missão de Lucélia começa cedo, às 03h, quando inicia os trabalhos junto de sua equipe, coletando os materiais descartados pela população residente no quadrante que vai da Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade até a Rua Mário Lopes Beiro e da Avenida Eurico Soares de Andrade até a Rua Espírito Santo.

Lucélia Aparecida Bispo Alves, de 39 anos, atua diariamente na coleta de lixo em Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

“Diariamente percorremos todas as residências e comércios existentes dentro de nossa área de atuação, que é bem grande. Eu começo sempre às 03h e quase sempre termino às 10h ou 11h, exceto às segundas-feiras, quando geralmente tem mais lixo, aí a gente demora mais e só acaba por volta das 15h”, conta ela. A coletora afirma que dependendo das escalas, às vezes trabalha também aos finais de semana.

“Confesso que não é um serviço fácil. A gente carrega peso, sobe e desce do caminhão o tempo todo. Apesar de começarmos cedo, sempre pegamos sol forte após um certo horário e, há outros dias em que enfrentamos chuva, mas vale a pena por saber que estamos ajudando a cuidar da nossa cidade, que é o grande lar de todos os nova-andradinenses", pontua a Lucélia.

Lucélia e o reconhecimento dos moradores

A coletora diz que recebe muito carinho das pessoas pela profissão que desempenha. “Nunca sofri nenhum tipo de preconceito ou discriminação, muito pelo contrário, os moradores elogiam o que a gente faz por entenderem a importância da nossa missão”, pontua ela.

De fato, um dos moradores do quadrante atendido pela equipe de Lucélia falou com nossa reportagem e destacou o papel da mulher em todos os setores. Luciano Ribeiro da Silva, de 77 anos, residente na Rua Sete de Setembro, afirmou que admira a atuação feminina nos mais variados segmentos.

Cb image default
Morador Luciano Ribeiro da Silva, de 77 anos, destaca a importância do trabalho desempenhado por Lucélia - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

“Antigamente a mulher era muito reprimida, não tinha muitos dos direitos que tem hoje, mas ainda bem que isso mudou. Elas merecem todo o espaço, todo reconhecimento e podem sim atuar onde elas quiserem. Esse serviço de coletora, por exemplo, não é fácil, é um serviço pesado, braçal, mas elas o fazem muito bem. As mulheres são exemplos de força e determinação, com certeza”, disse ele.

Lucélia é esposa, mãe e avó

De volta à nossa personagem principal, casada com José Carlos Dias Colman, de 40 anos, que trabalha em uma usina da região, Lucélia diz que o esposo lhe dá muito apoio e reconhece seu esforço. “Neste domingo mesmo, dia 06 de março, fui trabalhar e quando cheguei em casa, na hora do almoço, ele estava me esperando com espetinhos na brasa e uma cerveja gelada”, conta ela.

Além de coletora e esposa, Lucélia também é mãe de três filhos, Letícia Alves Colman, de sete anos; Gabriel Bispo de Jesus, de 23 anos; e Wilian Alves da Silva, de 26 anos, sendo que este último lhe deu sua primeira neta, a garotinha Ester Emanuele, de dois anos, tornando-a também avó.

Lucélia e seus momentos de lazer

“Eu amo muito a família e adoro passar meus momentos de folga com eles e também com meus amigos”, afirma ela, ao revelar que entre as opções de lazer preferidas dela estão fazer churrasco, tomar uma cervejinha e maratonar séries na Netflix.

“Gosto do gênero apocalipse zumbi, com destaque para The Walking Dead”, revela Lucélia, ao afirmar que, além das séries, também acompanha sempre as lutas da Ultimate Fighting Championship (UFC).

Lucélia destaca momentos de lazer e descontração com a família e amigos - Imagens: Arquivo Pessoal

Lucélia é uma mulher realizada

Questionada se há algum sonho ou projeto ainda a ser alcançado em sua vida, Lucélia diz que não. “Me sinto muito realizada tanto como mulher quanto como profissional. Só tenho que agradecer por minha vida, pela família, pela saúde e pelo trabalho”, diz ela.

Ela aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem para as mulheres. “Todo trabalho é digno e a melhor profissão é aquela na qual nos sentimos bem. Não podemos jamais desperdiçar as oportunidades honestas que aparecem. Só quando experimentamos algo é que sabemos se é bom ou não para nós. Seja qual for o seu mercado de trabalho ou sua área de atuação, se valorize, faça com amor, se dedique e conseguirá colher bons frutos. Todo esforço vale a pena”, conclui ela.

Dia Internacional da Mulher

Segundo a Agência Brasil, instituído em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 08 de março em mais de 100 países.

A ideia da criação do Dia da Mulher, no entanto, surgiu bem antes, entre o fim do século 19 e o início do século 20, após uma série de acontecimentos e lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito de voto, nos Estados Unidos e na Europa.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.