Publicado em 30/06/2021 às 10:04, Atualizado em 30/06/2021 às 13:14

Diante dos impactos da pandemia, SEMEC promove palestras com o objetivo de cuidar da saúde emocional de professores

Ação é desenvolvida em parceria com a UFMS - Campus Nova Andradina, através da psicóloga Luciana Codognoto

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação/Cogecom

Com o intuito de cuidar da saúde mental dos professores da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina e organizar as atividades para o retorno presencial dos alunos às unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte promoveu duas palestras voltadas para a qualidade de vida dos docentes.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, através da psicóloga Luciana Codognoto, nos dias 21 e 25 de junho. O tema central das apresentações foi a “saúde emocional de professores em tempos da COVID-19”. Na oportunidade, foram abordadas situações problemas que afetam a saúde mental do ser humano em geral e, principalmente dos educadores, por conta do grande desafio de ensinar em tempos de pandemia, já que a atividade se tornou ainda mais desgastante, com repercussões negativas evidentes na saúde física, mental e no desempenho profissional.

Questões como ansiedade, depressão e suicídio foram destacados na abordagem da psicóloga Luciana Codognoto, Doutora em Psicologia e Pós-Doutorado em Psicologia - UNESP/Assis, professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPNA, transmitida por meio do canal do youtube, da Prefeitura Municipal.

“Estamos nos preparando para a volta às aulas, então, a preocupação é com o bem-estar de toda comunidade escolar. Essas palestras, de maneira específica, oferecem ao professor um espaço terapêutico em grupo, com as questões que foram apresentadas pelos professores e respondidas pela psicóloga no chat da transmissão, com vista na minimização do sofrimento psíquico e possibilitar o processo de autoconhecimento e desenvolvimento de potencialidades”, apontou a Secretária Municipal de Educação, Giuliana Masculi Porkrywiecki.