Publicado em 06/04/2020 às 17:20, Atualizado em 06/04/2020 às 21:46

Direção do Hospital Regional de Nova Andradina contesta suposta falta de equipamentos de proteção

Denúncia foi realizada por servidores na manhã desta segunda (06)

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Foto: Arquivo /Nova News

Conforme noticiado pelo Nova News na manhã desta segunda-feira (06), funcionários do Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba, unidade mantida pela Fundação Serviços de Saúde de Nova Andradina (Funsau-NA), denunciaram à reportagem, a suposta falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s), como luvas e máscaras, inclusive para os profissionais que atuam na linha de frente do atendimento ao público.

Ainda conforme a denúncia apresentada pelos servidores, pelo menos cinco trabalhadores do HR teriam sido afastados de suas funções e orientados a ficarem em isolamento por apresentarem sintomas gripais, inclusive um enfermeiro padrão. Eles teriam passado por coleta de materiais para realização de exames.

No final da tarde desta segunda (06), a direção do Hospital Regional enviou uma nota ao Nova News, contestando a falta de equipamentos de proteção, detalhando o afastamento dos funcionários. Confira o documento na íntegra:

NOTA SOBRE A SUPOSTA FALTA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO.

A Direção do Hospital Regional (Funsau-NA) vem informar que as denúncias realizadas por alguns dos profissionais são infundadas e sem embasamento legal.

Em meio a dificuldades de abastecimento dos estoques ao redor do país, cancelamento de compras internacionais do governo, racionamento e falta de itens essenciais em alguns hospitais, o Hospital Regional diferentemente possui todos os equipamentos necessários.

Máscaras variadas, luvas, aventais, óculos de proteção, macacões especiais e produtos de esterilização adequados estão todos disponíveis na farmácia da instituição, mediante controle de entrega e conforme as determinações do Ministério da Saúde quanto ao uso.

Em relação aos funcionários afastados, informamos que referidos afastamentos ocorreram devido a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Nota informativa 7 de 03.04.2020), do qual recomenda o afastamento de funcionários que apresentarem sintomas respiratórios (febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, cogestão nasal, conjuntival, dificuldade de deglutir, dor de garganta, coriza, anosmia, mialgia ou diarréia).

Ao contrário do relatado na denúncia, o Hospital está preparado para atendimento de pacientes com Covid-19, possuindo estrutura para internação dos isolados e seguindo criteriosamente os protocolos do Ministério da Saúde.

Salientamos ainda que apesar do Hospital possuir equipamentos de segurança para um determinado período, continuamos realizando licitações e solicitando doações, já que não podemos prever a duração da epidemia. Toda cautela e medida preventiva é necessária nesse momento!

Aproveitamos ainda a oportunidade para agradecer o empenho da Justiça do Trabalho, Tribunal de Justiça, Ministério Público, empresas, organizações sociais pela ajuda no fornecimento de medicamentos e equipamentos de proteção.

Nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

Nova Andradina, 06 de abril de 2020.

NORBERTO FABRI JUNIOR

DIRETOR GERAL DA FUNSAU-NA

JOÃO DE DEUS PIRES FILHO

DIRETOR TÉCNICO

TATIANE APARECIDA NEGRI CREMASCO

DIRETORA DE ATENÇÃO E SAÚDE