Buscar

Direitos das mulheres: Delegacias de Angélica e Anaurilândia contarão com “Salas Lilás”

Cb image default
Imagem: Divulgação

As delegacias de Polícia Civil de Angélica e de Anaurilândia contarão em breve com as “Salas Lilás”, que são ambientes que visam oferecer atendimento diferenciado e qualificado às mulheres em situação de violência, incluindo atendimento também para crianças e adolescentes.

Em Anaurilândia, a inauguração está prevista para o dia 30 de novembro e, em Angélica, o ato deve ocorrer em 03 de dezembro.

No contexto da defesa dos direitos das mulheres, o Estado conta com unidades da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), localizadas em municípios-polo regionalizados, porém, em cidades que nas quais não há DAM, mas que concentram altos índices de ocorrência por violência doméstica, a alternativa foi a criação das chamadas “Salas Lilás”.

A primeira “Sala Lilás” do Estado foi inaugurada no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) de Campo Grande, em novembro de 2017. Em janeiro de 2018, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres iniciou tratativas com a Delegacia-Geral de Polícia Civil, para implantação do conceito das “Salas Lilás” nas delegacias dos municípios de pequeno e médio porte, com objetivo de ampliar a oferta de serviços especializados às mulheres em situação de violência.

Em 2019 foram inauguradas as Salas Lilás nas Delegacias dos municípios de Sidrolândia, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Rio Negro. Em 2020 houve a inauguração da Sala Lilás de Maracaju, Terenos e Bonito.

Em 2021 serão inauguradas, nos meses de novembro e dezembro, mais 17 unidades nos municípios de Água Clara, Costa Rica, Angélica, Anaurilândia, Ladário, Camapuã, Deodápolis, Glória de Dourados, Eldorado, Bandeirantes, Chapadão do Sul, Miranda, Caarapó, Amambai e Paranhos, todas viabilizadas por meio de emendas parlamentares de deputados estaduais.

A subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Luciana Azambuja, informa que essas novas “Salas Lilás” possibilitarão maior conforto e segurança para mulheres vítimas de violência no momento do registro do boletim de ocorrência, humanizando o atendimento, incentivando o rompimento do ciclo da violência e encorajando a procura por direitos e o acesso à Justiça.

“Vamos trabalhar nas parcerias com a Assembleia Legislativa e com as Prefeituras Municipais para que todos os municípios sul-mato-grossenses tenham uma Sala Lilás”, disse ela. Mais detalhes sobre as “Salas Lilás”, o cronograma de inaugurações e a relação dos deputados estaduais que viabilizaram emendas estão disponíveis clicando aqui. (Matéria produzida com informações de Jaqueline Hahn Tente, da Secretaria de Cidadania e Cultura).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.