Buscar

Disseminando em Nova Andradina, mensagens falsas de pedidos de ajuda na internet requerem atenção

Nessa terça-feira (10) uma mensagem pedindo doação de sangue urgente para uma criança voltou a circular na região

Não dá entender o que passa na cabeça de uma pessoa que cria um post falso que sai circulando pelas redes sociais afora. Chega a ser inadmissível se deparar com fatos desta natureza e descobrir que tudo não passa de uma mentira.

Voltando chamar a atenção da reportagem do Nova News, na tarde dessa terça-feira (10) passou a circular em grupos de Whatsapp uma mensagem até então comovente para ajudar uma criança que estaria precisando de um tipo de sangue raro.

Com riqueza de informações e até um número de telefone, a imaginação de quem criou a falsa postagem vai além de uma simples brincadeira de mau gosto. “Alguém tem sangue AB negativo ou conhece alguém? É urgente! Uma criança no Hospital Regional está precisando de sangue e no Hemocentro não tem. Ela está correndo risco de morte. Os médicos deram apenas 24h pra ela”, diz a mensagem.

Cb image default
Pedido falso de doação de sangue de tipo raro seria para criança que estaria até correndo risco de morte - Foto: Luciene Carvalho/Nova News

Uma internauta, que prefere não se identificar, diz que se sentiu indignada ao saber que tudo não passava de um fato enganoso. “Tenho um parente que tem esse tipo de sangue e logo liguei para ele quando vi a mensagem. Ligamos no número e não chama. Dá só sinal de ocupado o tempo todo. Tudo leva a crer então que é uma mentira em um tipo de situação que não deveria existir”.

Outra situação verificada é que consta também o nome da suposta criança e o pedido de comover de qualquer para que mensagem seja repassada para outros grupos. “Um dia poderemos precisar de ajuda também”.

Procurado pela reportagem, Nelson Custódio da Silva, diretor do Hospital Regional ‘Francisco Dantas Maniçoba’, detalhou que não é a primeira vez que a unidade é procurada diante de pedidos sem procedência para doação de sangue. “Várias situações desta natureza já ocorreram. O que as pessoas não sabem é que o hospital faz captação de sangue, apenas o Hemocentro tem essa prerrogativa. Qualquer alguém se deparar, o recomendável é imediatamente ligar no hospital e tirar qualquer tipo de dúvida”.

Cb image default
Mensagem falsa circulou pelo Whatsapp em Nova Andradina e região deixando a população em alerta - Imagem: Reprodução

Conforme explicou o diretor, o alerta para quem recebe este tipo de mensagem é checar a origem da informação antes de propagar sem saber se existe procedência. “Comum nos dias de hoje, a velocidade na informação coloca as pessoas a par de tudo o tempo todo. Entretanto, existem aquelas se aproveitam das redes sociais para divulgar notícias falsas como essa que deixam todos em alerta ao serem comovidos com um pedido de ajuda para ajudar uma criança”, enfatizou.

Um ponto, segundo Silva, que não pode ser descartado é a possibilidade das mensagens partirem de outras cidades ou regiões do país que também possuem unidades de saúde com a mesma denominação de "Hospital Regional". “Não é apenas em Nova Andradina, dentro do Estado e no país, que existe um hospital regional. Há a possibilidade de eventuais mensagens serem verdadeiras, no entanto, o problema está na disseminação dessas informações hoje rapidamente pela internet. Então, o alerta é sempre checá-las se são verídicas ou não, pois elas podem se referir a outras regiões do estado ou do país”, expôs o diretor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.