Buscar

Documentário sobre a arte e a cultura de Nova Andradina ganha data de lançamento

Cb image default
Imagem: Divulgação

“Cada Canto da Cidade” é o nome do documentário produzido entre os anos de 2020/2022 pelo Projeto Audiovisual Gema, com recursos da lei federal Aldir Blanc, através da Fundação Nova-Andradinense de Cultura. A produção ganhou, recentemente, a data para o lançamento, que vai ocorrer em 13 de novembro.

Em seu enredo, estão as histórias de artistas, produtores/as, técnicos/as que fazem ou fizeram parte de recortes históricos culturais da cidade que são evidenciados através de suas narrativas orais, registros fotográficos e/ou videográficos.

“A ideia do documentário é explorar as nuances da produção artística nova-andradinense, abordando diversos segmentos artísticos através das falas dos próprios artistas e especialistas da gestão cultural da cidade", explica a co-diretora do documentário, Nanda Nóbrega.

O documentário contou com a participação de 56 “fazedores de arte” entre artesãos/ãs, cantores/as, dançarinos/as, atrizes, atores, escritores/as, gestores/as e representantes da cultura de rua. Rodrigo Souza, produtor e co-diretor do filme, explica que o documentário surge através da necessidade de viabilizar espaços para que a arte e a cultura de Nova Andradina e sua importância seja colocada em pauta e – consequentemente – discutida.

“Desde quando começamos a trabalhar com arte, percebemos, através de inúmeras pesquisas, que existem diversos artistas espalhados por aí. Nossa ideia foi tentar reunir todas essas histórias, de todos esses artistas, dentro de um único espaço, criando uma única história, de modo que pudesse representar a nossa cultura, e a partir daí, discutir e reivindicar políticas públicas para a potencialização da classe”, conta Rodrigo.

O dia 13 de novembro marca o lançamento oficial do documentário em Nova Andradina, que será exibido em praça pública, como parte da programação do IV Festival de Arte – Sociedade Alternativa. “Esse documentário, assim como todos os trabalhos do Projeto Gema, foi uma construção coletiva que levou dois anos para ser concluída. Pessoalmente, é muito gratificante para mim ver esse trabalho lindo finalmente sendo exibido no festival, e espero que todos os artistas que colaboraram com a gente gostem do resultado final”, conclui Nanda Nóbrega.

“O documentário foi o projeto mais trabalhoso que tivemos até agora, e ele foi muito especial em cada parte, em cada frase, em cada artista que eu passei a conhecer a partir do mesmo, e em cada discussão que me fez aprender algo novo sobre a cena artística da cidade. É muito gratificante ver o resultado do esforço que tivemos, e ver o tanto de artista incrível que temos aqui. Fazer parte de tudo isso fez eu me sentir em casa.", reforça Nayara Machado, que atuou na produção executiva do documentário.

A produção contou com a direção e roteiro de Rodrigo Souza e Nanda Nóbrega, com Bruno Seleguim e Cristiano Alex na fotografia, além de Nayara Machado e Mary na direção executiva. Para mais informações acesse o perfil do Projeto Gema no instagram: @projetoav.gema. (As informações são do Projeto Gema).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.