Publicado em 28/02/2020 às 15:47, Atualizado em 28/02/2020 às 19:50

Dois municípios da microrregião de Nova Andradina estão com alta incidência de dengue este ano

Bataguassu e Anaurilândia despertam preocupação das autoridades de Saúde. Por outro lado, Taquarussu ainda não teve casos notificados este ano

Acácio Gomes, Redação Nova News*
Cb image default
Imagem: Reprodução / Agência do Rádio

Dois dos cinco municípios da microrregião de Nova Andradina estão com alta incidência da dengue em 2020. Este ano, foram notificados aproximadamente 500 casos da doença na microrregião, conforme dados são do Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Bataguassu é a cidade da microrregião que tem a maior taxa de incidência para dengue, com 411 casos da doença registrados. O município tem taxa de incidência de mais de 1,9 mil casos, por 100 mil habitantes, considerada alta. Anaurilândia é outra cidade da microrregião com alta incidência de dengue com 31 casos registrados e incidência de 354 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Nova Andradina, com 36 casos e uma morte, em consequência da dengue, e Batayporã, com 10 casos, estão com incidência da doença considerada baixa.

Já Taguarussu, ainda não teve casos notificados de dengue. Desde o início do ano, a Prefeitura Municipal tem feito ações de combate do mosquito Aedes aegypti, que transmite também a febre chikungunya e o zika vírus. Mutirões foram realizados para eliminar focos do inseto.

Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem conscientizando os moradores para fazer o descarte correto de pneus veiculares. Equipes da secretaria têm visitado oficinas para orientar os trabalhadores.

Alerta

O Governo do Estado decretou estado de alerta para a dengue em todos os municípios depois que 11 pessoas morreram e outras 12 mil contraíram a doença no início deste ano, quando, ao todo, mais de 2,8 mil casos foram confirmados.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou apoio do governo federal ao enfrentamento da dengue no estado, com a entrega de 80 equipamentos, como desfibriladores e monitores de sinais vitais para compor a Rede de Atenção Especializada do estado, em 42 municípios sul-mato-grossenses. (*Com informações da Agência do Rádio e do Correio do Estado).