Buscar

D-Olho na Qualidade capacita empreendedores de Nova Andradina

Iniciativa foi desenvolvida através de parceria entre Sebrae e Semdi (Foto: Semdi/PMNA)

Nova Andradina recebeu na última semana o curso “D-Olho na Qualidade – 5S para Pequenos Negócios”. A iniciativa desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foi ofertada a empreendedores e gerentes de pequenas empresas do município.

Com o apoio da Prefeitura de Nova Andradina, através de parceria com a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado (Semdi), a capacitação abordou o método conhecido como D-Olho (Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida). 

O farmacêutico e gerente da Farmácia Nova Mais, Henrique Tsukamoto, comemorou os resultados obtidos com a nova ferramenta, que, segundo o profissional, trouxe uma visão estratégica do negócio, com o gerenciamento e a melhoria do ambiente de trabalho.

De acordo com Henrique, a proposta irá auxiliá-lo na implantação da qualidade, organização e otimização do ambiente de trabalho, aliando teoria e prática. “Estamos mais preparados para receber nossos clientes, pois a qualidade do trabalho melhora quando o ambiente está mais organizado e isso reflete no atendimento”, analisou.

Segundo ele, a maior dificuldade encontrada até então era lidar com produtos e materiais já sem utilização. “Houve grandes mudanças no ambiente de trabalho. Aprendemos a organizar documentos e jogar fora papéis que não tinham mais utilidade. Foi muito satisfatório participar desta capacitação, só tenho a elogiar”, completou.

Leia também
  • Professoras do "Mais Educação" apresentam trabalho em Campo Grande
  • Em Nova Andradina, poeta apresenta projeto de incentivo à leitura

O programa 5S é uma metodologia de trabalho baseado em cinco palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Normalização) e Shitsuke (Manutenção). A ferramenta possibilita um melhor planejamento sistemático, aumentando a produtividade, clima organizacional e motivação dos funcionários.

O Sebrae adaptou o sistema 5S ao Brasil e criou o programa D-Olho na Qualidade, que alterou os nomes referentes a cada S para Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem. Algumas palavras são diferentes, mas o objetivo é o mesmo: aumento de produtividade.

“Essa iniciativa tem o apoio do prefeito Roberto Hashioka e possibilita a implementação de um sistema de gestão focado na qualidade e ensina aos empresários a gerir estrategicamente a empresa, de forma a tornar o negócio mais competitivo, incluindo, ainda, consultoria na empresa”, frisou o secretário Márcio Costa.

O gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado reiterou que o Sebrae em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina tem promovido diversos cursos no município. Para mais informações, basta procurar a Semdi, que fica localizada na Rua da Saudade, nº. 1.137. O telefone para contato é o (67) 3441-3664.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.