Buscar

Dr. Heuser - Alimentação equilibrada e atividades físicas são a receita para uma vida saudável

Clínico geral, com pós-graduação em Medicina do Esporte, Nutrologia do Esporte e Endocrinologia atende no Hospital Cassems de Nova Andradina

Cb image default
Especialista defende que é possível cuidar da saúde através de hábitos como boa alimentação e exercícios físicos - Imagem: Acácio Gomes 

Todos querem desfrutar de saúde para ter uma vida longa e feliz ao lado da família e dos amigos, porém, nem todos se atentam para o fato de que a saúde, de uma forma geral, é o resultado das escolhas que fazemos.

Segundo o médico Heuser Bergamo Maciel, clínico geral, formado na Unoeste, em Presidente Prudente (SP), com 22 anos de atuação, pós-graduado em Medicina do Esporte, Nutrologia do Esporte e Endocrinologia, as pessoas precisam aderir a um estilo de vida mais saudável, através de uma alimentação balanceada e da prática de atividades físicas.

“A má alimentação, como o fast food, por exemplo, e o sedentarismo estão entre os principais fatores para doenças como problemas cardiovasculares, obesidade, diabetes, que são males graves que podem levar à morte. Precisamos estar atentos a isso”, afirma.

O coronavírus tem feito muitas vítimas ao redor do mundo, porém, não nos esqueçamos de que a má alimentação e o sedentarismo também matam milhares de pessoas

Dr. Heuser

Nas palavras do médico, que atende na unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), suas áreas de atuação se complementam na busca por uma vida mais longa e mais saudável.

Medicina do Esporte

Nesta área, o público alvo são pessoas a partir dos 12 anos de idade até a fase adulta. “Nosso foco é incentivar e trabalhar a prática esportiva, fazendo com que pessoas que não tenham intimidade com os esportes passem a praticá-los da forma correta, evitando danos e conquistando cada vez mais uma performance satisfatória”, pontuou.

Cb image default
Dr. Heuser é clínico geral, com pós-graduação em Medicina do Esporte, Nutrologia do Esporte e Endocrinologia - Imagem: Acácio Gomes

Segundo ele, um dos esportes mais recomendados é a musculação. “Você não precisa de outras pessoas para montar um time ou equipe. Pode praticar nos horários que se adequam à sua rotina e, faça chuva ou sol, faça frio ou calor, você pode fazer seus exercícios”, disse ele, a partir dos 30 anos, a tendência natural é de que a pessoa vá perdendo massa e força muscular, sendo que a musculação retarda esse processo.

>> Clique aqui e saiba como divulgar seu trabalho ou sua empresa na internet*

Heuser pondera, no entanto que, quem sente prazer em outras práticas esportivas deve seguir em frente e fazer o seu melhor. “O importante é praticar atividades físicas, de forma constante e sempre com acompanhamento de um profissional qualificado”.

Em sua opinião, desde a infância, as pessoas deveriam ser incentivadas à pratica esportiva para que isso seja algo natural e prazeroso.

Nutrologia do esporte

Segundo o médico, esta é uma área que vem ganhando muito destaque. “Nutricionista e nutrólogo são profissionais que atuam no mesmo segmento, porém com a diferença de que o nutrólogo é um médico por formação.

Enquanto o nutricionista atua no balanceamento da dieta, o nutrólogo busca corrigir a alimentação para combater doenças e ou auxiliar na prática esportiva, orientado a pessoa sobre o que comer, quando comer e o que evitar”.

Heuser ressalta que o corpo humano é agredido diariamente por alimentos industrializados que, a médio e longo prazo, vão causar sérios danos. “Quem se alimenta mal vive mal e, consequentemente, terá menos rendimento na hora do esporte. Meu papel é ajustar o que a pessoa ingere de forma que a pratica esportiva surta os benefícios que esperamos”, explica.

Ele detalha que o nutrólogo também atua na área da suplementação. “Muitas pessoas acabam comprando suplementos por conta própria, o que pode não ser interessante para a saúde. A suplementação alimentar é importante desde que adequada às necessidades de cada indivíduo e sob a orientação de um profissional habilitado”, explica.

Endocrinologia

O médico explica que a missão do endocrinologista é atuar em áreas como metabolismo, regulação dos hormônios, bom funcionamento da tireoide, bem como na prevenção e controle de doenças como diabetes e obesidade.

“Essas alterações, a longo prazo, causam danos irreversíveis ao organismo, como a obesidade, por exemplo, que gera hipertensão, doenças cardiovasculares podendo até mesmo ser a causa de um infarto agudo”, alerta.

Qualidade de vida

Dr. Heuser finaliza explicando que para termos uma vida saudável é preciso cultivar hábitos igualmente sadios. “Temos que saber escolher aquilo que é melhor. Às vezes é difícil renunciar aos alimentos industrializados e tomar a iniciativa de abandonar o sedentarismo, mas quando a pessoa dá os primeiros passos ela sente os benefícios. Não precisa ser uma mudança radical, mas faça alguma coisa e busque o acompanhamento de um especialista. A saúde agradece”, conclui.

Cb image default
Cassems investe constantemente em sua estrutura e corpo clínico para oferecer mais saúde a Nova Andradina e região - Foto: Acácio Gomes

Serviço

Heuser Bergamo Maciel atende no Hospital Cassems de Nova Andradina, via particular e convênios, de segunda a quinta-feira de manhã.

A unidade fica na Rua Walter Hubacher, 748. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.