Buscar

Duas em cada dez casas têm acesso à internet em Nova Andradina

Cidade registra 86% de residências com ao menos um celular, revela IBGE

Das 14.458 residências particulares existentes em Nova Andradina, 3.775, ou 26% delas, têm microcomputadores conectados à internet. Isso quer dizer que a cidade se aproxima de alcançar a média nacional de domicílios conectados, que é de 30%. É o que mostra estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com especialistas, dia após dia, passa a ser cada vez maior o número de pessoas interessadas e necessitadas em saber manusear o computador e, por conseguinte, à grande rede.

Mestre em engenharia elétrica com ênfase em telecomunicações, Daniel Grandin Lona, explicou que alguns dos principais fatores para a crescente demanda pela internet são a comodidade, praticidade e o baixo custo na aquisição de computadores.

Imagem: Arquivo/Nova News

“Hoje é muito mais fácil você pagar uma conta no conforto da sua casa pela internet do que gastar combustível e tempo para ir ao banco. É mais prático conversar com amigo que mora longe online do que gastar um absurdo com telefone. Sem falar que em meados de 2000 um computador era muito caro e isso impedia a massificação do acesso à rede. Mas hoje com políticas mais favoráveis, preço menor e melhores condições de compra, o jovem já substitui o caderno pelo notebook”, disse Lona.

Juliana Ferreira de Jesus, 27, moradora de Nova Andradina, conta que recentemente instalou um computador em casa, mas que mesmo antes de contar com o aparelho, já se utilizava da rede mundial de computador, através do celular. Ela explica que antes era a porta voz dos pais aposentados e que fica a maioria do tempo em casa. “Quando chegava do serviço, já ia atualizando eles com as informações. Hoje as coisas se inverteram, com o computador em casa ligado a internet, eles que me passam as últimas informações”, explica ela.

Em tempos de crise, a internet tem sido uma aliada na procura por emprego. A rede surge como uma das melhores ferramentas para os candidatos, segundo empresas de consultoria de recursos humanos. Conforme o IBGE, 12.340 residências, ou 86% do total, possuem ao menos um familiar que tenha um telefone celular em Nova Andradina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.