Buscar

Ecoponto Itinerante recolhe 11 caminhões de materiais inservíveis e 870 quilos de recicláveis

Cb image default

Foto: Divulgação/Cogecom

Realizado pela Prefeitura de Nova Andradina, com a participação de servidores públicos de todas as secretarias de governo no último sábado, dia 14, nos bairros Centro Educacional, Cristo Rei e área central, a terceira edição do Ecoponto Itinerante recolheu 11 caminhões carregados de materiais inservíveis depositados nas calçadas pelo moradores e 870 quilos de recicláveis retirados pela Transresíduos.

É o maior volume de resíduos recolhidos até agora através desta ação de limpeza com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito aedes aegypti. Contudo, a área de atuação das equipes também pode ser considerada a mais extensa já percorrida, com mais de 100 quarteirões.

Uma das secretarias envolvidas nesta iniciativa é a Semusp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos), responsável pela disponibilização dos maquinários utilizados no recolhimento dos materiais descartados nas calçadas.

"Ficamos muito felizes com a contribuição da população, que deixaram móveis e outros materiais inservíveis fora de suas casas para que pudéssemos recolher o que resultou em onze caminhões desses materiais. Agradeço a todos que abraçaram essa causa", disse o secretário Roberto Ginel.

A engenheira ambiental, Naiara Almeida, ressaltou a importância da realização destes trabalhos em equipe. "Tivemos líderes de várias secretarias presentes na ação. Essa é a estrutura do Governo na rua, visando o combate ao mosquito e outros animais como escorpião, caramujo, aranha, entre outros, que podem causar várias doenças. Parabenizo a todos os voluntários, que não medem esforços para que esses mutirões aconteçam no município", agradeceu.

Cb image default

A dona de casa Ana Maria junto com a filhas separou pneus, sofá, colchão velho e caixas de madeira. "A gente tem que ajudar, fazer a nossa parte. Hoje é o dia de mandar tudo embora. Se todo mundo, toda semana, der uma atenção ao quintal, rapidinho limpa", completou.

Presente em todas as edições do Ecoponto, o secretário de finanças, Emerson Nantes, lembra que o projeto vai continuar até o mês de maio. Para ele, o município só está conseguindo controlar a evolução de casos de dengue porque mantém desde dezembro este trabalho de limpeza nos bairros. "A população não pode relaxar, dar trégua para o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. Temos que estar alertas, cuidar dos nossos quintais", avalia.

A próxima parada do Ecoponto Itinerante acontece no dia 28 de março, nos bairros Vila Beatriz, Guiomar Soares Andrade, Horto Florestal e Campo Verde.

Para garantir a adesão dos moradores, o trabalho é precedido por ação de divulgação. Na oportunidade, um carro de som circula pelas ruas da comunidade anunciando a medida. A orientação é que os moradores depositem o que precisa ser descartado nas calçadas das residências a fim de facilitar a coleta.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.