Publicado em 08/01/2021 às 17:41, Atualizado em 08/01/2021 às 22:35

EcoPower informa: Usuários da energia fotovoltaica podem ficar isentos da taxa mínima na conta de luz

Acácio Gomes, Redação Nova News

Um projeto de lei em tramitação no Brasil pretende isentar os usuários de sistemas de energia fotovoltaica da taxa mínima cobrada na conta luz  - precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba mais.

Conforme explica o empresário Alex Clara, responsável pela franquia EcoPower - Energia Solar em Nova Andradina (MS), Primavera, em Rosana (SP), e Presidente Prudente (SP), a medida, se aprovada, irá beneficiar a chamada Geração Distribuída (GD), modalidade em que uma pessoa física ou jurídica é, ao mesmo tempo, produtora e consumidora de energia.

No início de 2020 o assunto ganhou repercussão, mas com a chegada da pandemia de covid-19 acabou ficando em segundo plano, devendo agora, em 2021, ter seu desfecho.

Cb image default
Representante da EcoPower em Nova Andradina, Primavera e Presidente Prudente , Alex Clara - Imagem: Acácio Gomes

Já em dezembro de 2020, a Câmara dos Deputados aprovou, por 374 votos a 72, o regime de urgência para o Projeto de Lei que prevê isenção de encargos e tarifas de uso dos sistemas de transmissão e de distribuição a micro e mini geradores de energia elétrica.

Com a aprovação da urgência, o projeto poderá entrar na pauta das próximas sessões do Plenário, sendo que, a medida beneficia consumidores que geram a própria energia elétrica, como por meio de um sistema fotovoltaico, por exemplo, e mandam as sobras da produção para a rede elétrica.

A expectativa é de que o projeto de lei que cria um novo marco regulatório para a geração distribuída esteja pronto para entrar na pauta da Câmara já em fevereiro deste ano.

"Quem já aderiu à energia fotovoltaica está muito satisfeito com os resultados, tanto no que se refere à eficiência energética quanto na questão da economia"

Alex Clara

Pela redação atual, ele garante desconto de 100% para encargos e tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição de micro e mini geradores de energia elétrica, que tem em sua maior parte o uso da energia solar fotovoltaica como fonte.

A versão mais atual deve prever a isenção das tarifas para quem instalar os sistemas até um determinado prazo e, após o período, um sistema de transição para diferentes grupos.

Na opinião de Alex Clara, responsável pela EcoPower Energia Solar de Nova Andradina (MS), Primavera, em Rosana (SP), e Presidente Prudente (SP), a tendência é favorável à aprovação do projeto, ainda mais com o posicionamento do próprio presidente da república, Jair Bolsonaro, que defende que não se pode ‘taxar o uso do sol’.

“O morador investe em energia fotovoltaica exatamente para não ser refém das taxas e tarifas das concessionárias, pois, geralmente, ele produz sua própria energia e ainda injeta o excedente na rede, ou seja, este cidadão está contribuindo com o sistema, motivo qual a isenção, pelo menos da taxa mínima, é o que se espera, embora seja esperado que ele continue arcando com alguns encargos”, diz Alex, ao afirmar que a expectativa com relação ao projeto de lei é bastante positiva para o setor da energia fotovoltaica.

Sobre a EcoPower 

A EcoPower Energia Solar é uma empresa com abrangência nacional e que, perto de completar oito anos no mercado, já conta com mais de 5.500 projetos instalados em todo o Brasil, atendendo clientes residenciais, empresariais, industriais e rurais.

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

Vídeo: Divulgação

Conforme já informado, o franqueado Alex Clara é responsável pela marca nas regiões de Nova Andradina (MS), Primavera, em Rosana (SP), e Presidente Prudente (SP), atendendo inúmeros clientes de pequeno, médio e grande porte.

“Quem já aderiu à energia fotovoltaica está muito satisfeito com os resultados, tanto no que se refere à eficiência energética quanto na questão da economia. A tendência é que as pessoas que ainda não fazem parte deste movimento, mais cedo ou mais tarde, percebam as vantagens e acabem também migrando para o sistema”, afirma Alex Clara, da EcoPower.

Orçamento sem compromisso

“A gente faz o orçamento, a visita até a residência ou propriedade do interessado, elabora o estudo de viabilidade com relação à demanda do nosso possível cliente, tira todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do sistema, tudo a custo zero, sem compromisso, para que ele tenha total liberdade em aderir ou não ao sistema”, garante Alex.

Cb image default
Unidade da Ecopower em Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

Entre em contato 

A unidade da EcoPower em Nova Andradina fica na Rua João Teodoro Braga, 1429, sala 01, atrás do Banco Uniprime, telefones (18) 9 9801-0651 e (67) 9 9643-4068. Para saber mais acompanhe a EcoPower pelo Facebook e pelo Instagram: EcoPower Nova Andradina, EcoPower Primavera e EcoPower Prudente. (Precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba como divulgar seu trabalho, sua empresa ou a instituição que você representa).