Publicado em 11/04/2022 às 14:29, Atualizado em 11/04/2022 às 18:53

Em Anaurilândia, ‘Mutirão da Saúde’ mira criadouros do mosquito em ação de combate à Dengue, Chikungunya e Zika

Mais de três mil imóveis foram visitados pelos agentes de endemias e comunitários

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default

Mais de três imóveis foram vistoriados no perímetro urbano do município de Anaurilândia - Imagem: Divulgação

O município de Anaurilândia realizou através da Secretaria Municipal de Saúde, um mutirão de limpeza em quase todo o perímetro urbano da cidade, com o objetivo de eliminar focos de mosquito e combater à Dengue, Chikungunya e Zika.

Para o secretário de Saúde, Guilherme Zandonadi, a intenção é eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, responsável pela transmissão das três doenças.

"Precisamos estar atentos e procurar auxiliar a população, no combate do mosquito. Porém, não basta recolhermos esse lixo, a manutenção depende da conscientização e a participação de todos”, explica.

Ainda segundo o secretário, é importante a ação de eliminar todos os focos, além disso, provocar a participação da população na limpeza dos quintais, com o objetivo de prevenir essas doenças. Cerca de 250 focos foram encontrados pelas equipes.

Para a ação, a pasta da Saúde colocou à disposição, agentes de saúde e de endemias que auxiliaram na limpeza. Os alvos foram copos, restos de construção, embalagens, garrafas pet, entre outros objetos que possam acumular água parada. 

Dengue

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável por transmitir duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya. Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampados tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.