Publicado em 06/07/2020 às 09:32, Atualizado em 06/07/2020 às 14:01

Em Anaurilândia, unidade móvel de saúde atende famílias da zona rural

Cerca de 80 pessoas receberam atendimento médico e odontológico

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Médico Luiz Mazieiro em atendimento na unidade móvel de saúde na Zona Rural - Foto: Divulgação

Teve início na última semana, em Anaurilândia, um programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde do município, que tem como objetivo levar atendimento médico e odontológico aos moradores da zona rural.

Uma equipe formada por um clínico geral e um odontólogo, além de outros profissionais da Saúde, está percorrendo toda a zona rural prestando atendimento aos moradores das localidades mais distantes da área urbana do município.

De acordo com o enfermeiro Guilherme Zandonadi, secretário municipal de Saúde, o programa foi colocado em prática, após a administração municipal adquirir uma moderna unidade móvel de Saúde, equipada com um gabinete odontológico e um gabinete para atendimento do clínico geral. A primeira localidade que recebeu os profissionais de Saúde foi o Assentamento Esperança.

Cb image default
Prefeito Edinho Takazono acompanhou o primeiro dia de atendimento - Foto: Divulgação

 O secretário explica que a unidade foi adquirida graças a uma parceria do município com o Ministério Público do Trabalho, firmada ainda no final do ano de 2019.

Segundo ele,  não são só consultas de rotina,  os moradores também  passam por avaliação, e outra equipe da Farmácia Básica de Saúde distribui os medicamentos receitados pelo médico, caso sejam necessários.

Já os casos mais complexos encontrados na zona rural durante os atendimentos, serão encaminhados para especialistas. O secretário explica que no primeiro dia, cerca de 80 pessoas foram beneficiadas pelos atendimentos, que seguem as normas de segurança exigidas pela OMS (Organização de Saúde) em pandemia do covid-19.

O prefeito Edinho Takazono (PSDB) acompanhou o primeiro dia de atendimento aos moradores da Zona Rural. Ele disse que esta ação foi implantada em suas primeiras administrações frente ao município, e que após esta parceria com o Ministério do Trabalho na aquisição de uma unidade móvel nova, está sendo possível retornar o atendimento aos moradores.

O gestor explica que no município, grande parcela dos moradores residem na zona rural, sendo a maioria deles, oriundos de reassentamentos, que têm como sua principal fonte de renda, a agricultura familiar.

“Eles estão longe da cidade e muitas vezes não possuem um meio de transporte para buscar este atendimento, então é preciso que a Saúde venha até eles”, explica.

Ainda na oportunidade, Takazono fez questão de elogiar todos os profissionais de Saúde, em especial, o médico Dr. Luiz Mazieiro e o odontólogo, Dr. Caio, que toparam o desafio de ir para a zona rural prestar atendimento. “Era muito mais simples esses profissionais ficarem em seus consultórios e levarmos as pessoas até eles. Foi um gesto bonito, digno de elogios”, ressaltou.

O chefe do Executivo afirmou que o programa segue visitando todos os moradores da zona rural, e que em momento algum será interrompido, pois  um orçamento próprio já foi destinado para essa atividade.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!