Publicado em 06/04/2016 às 11:02, Atualizado em 26/04/2017 às 16:02

Em aula inaugural, Prefeitura consolida cooperação com o IFMS

, Cogecom

A Prefeitura Municipal de Nova Andradina oficializou na noite desta terça-feira (05), cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, Campus Nova Andradina, para uso da estrutura física do Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid) em atividades acadêmicas do curso superior de Tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A assinatura do Termo de Cessão aconteceu durante a aula inaugural do curso, com a presença do reitor Luiz Simão Stasczak, do diretor-geral do Campus, Claudio Zarate Sanavria, da secretária Nair Aparecida Lorencini Russo e do vereador Quemuel de Alencar.

“O Instituto Federal de Mato do Sul é um dos protagonistas do processo de implantação do Polo Tecnológico do município e, com a consolidação desta parceria, materializa a participação efetiva da educação profissional e tecnológica neste processo. Parceria que resulta em projetos de cooperação significativos, como os consolidados nesta noite”, afirmou o prefeito Roberto Hashioka.

Prefeito Roberto Hashioka destacou participação do IFMS no processo de efetivação do município como Polo Tecnológico (Foto: Thiago Odeque/PMNA)

Hashioka também ressaltou a construção de todo arcabouço jurídico para instituir a Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova) e relembrou as tratativas para efetivar a implantação do primeiro campus do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, em Nova Andradina. “Buscamos o apoio de nossa bancada federal para transformar o espaço da antiga escola agrotécnica, no primeiro Campus do IF em nosso Estado, o que nos possibilitou colocar Nova Andradina em um porte avançado em Educação”, destacou. “Para que Nova Andradina se transforme em um polo de tecnologia, em sinergia e com a integração de instituições públicas e privadas, encontramos toda ambiência necessária”, complementa.

O pioneirismo de Nova Andradina na área de Inovação também foi reforçado pelo reitor Luiz Simão Stasczak. “Nova Andradina promoveu um ato revolucionário ao instituir a Finova, ultrapassando a área de Ciência e Tecnologia, fazendo Inovação. Um modelo que se tornou referência no Estado e do qual, pouco temos no Brasil. Com a sinergia e integração das mentes brilhantes dos nossos alunos do IF, agrega valor em uma escala de milhares, ao gerar a partir de tecnologias, inovações”, retrata.

Para a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo, o ambiente de inovação proposto na parceria entre IFMS e Prefeitura de Nova Andradina, impactará positivamente nas ações do Cemid. “Essa parceria irá gerar resultados positivos na formação dos nossos alunos, que pelo destaque que já possuem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), irão colher ainda mais frutos”, afirma.

Inaugurado em dezembro de 2008, o Centro Municipal de Inclusão Digital  foi implantado durante a segunda gestão do prefeito Roberto Hashioka à frente da Prefeitura Municipal de Nova Andradina. Desde então, aproximadamente duas mil e 200 pessoas já foram capacitadas nos cursos gratuitos oferecidos. À época, com recursos próprios, foram investidos mais de R$ 1.100.000,00 na construção da unidade e na aquisição de equipamentos e móveis. Além dos cursos gratuitos na área de informática, o centro é utilizado para elaboração de projetos entre outras ações. 

Também prestigiaram a solenidade, os vereadores Newton Luiz de Oliveira e Valter Yasunaka, pelo coordenador do curso de TADS, Fábio Duarte de Oliveira, Marcio Costa (Secretário Municipal de Desenvolvimento Integrado), Fabiana Macedo (Coordenadora do Cemid), pelas diretoras do IFMS Adriana Smanhotto (Ensino) e Luciene Bonfim (Moradia), Wanger Dantas (gerente de Cultura), além do corpo técnico de diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação.