Buscar

Em reunião com prefeito, Simted defende criação de projeto habitacional para servidores municipais

Outras pautas como licença prêmio, concurso público e reforma da previdência também foram apresentadas pelo presidente Edson Granato

Cb image default
Imagem: Arquivo/Simted

O SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) Nova Andradina esteve reunido com o prefeito Gilberto Garcia, na manhã desta terça-feira (06), para defender a criação de um projeto habitacional com a finalidade de facilitar o acesso dos funcionários públicos municipais à casa própria.

O presidente Edson Granato entende que esta é uma demanda fundamental para garantir moradia digna, proteção e melhores condições de vida aos trabalhadores da rede municipal.

Na reunião com o prefeito, outras pautas de reivindicação voltaram a ser discutidas e houve um retorno favorável com relação à iluminação pública do Jardim Tropical e a reformulação do plano de cargos e carreira.

"A comissão que irá estudar possíveis mudanças no plano de cargos e carreira já foi nomeada. Nosso sindicato garantiu uma cadeira na mesa de discussão tendo um representante da categoria. Outra novidade foi a conquista da iluminação pública da estrada de acesso ao clube do Simted. Em breve, começa a instalação dos braços para a implantação da iluminação", informou Granato.

Na reunião, a direção do sindicato manifestou preocupação com o projeto de lei que está sob análise da Câmara que altera a licença prêmio dos servidores. "Vamos encaminhar aos vereadores uma proposta de emenda ao projeto do executivo para que não haja prejuízo aos trabalhadores. Do jeito que está, o servidor que tirasse licença médica perderia este benefício. A nossa proposta é de suspender o tempo de contagem durante o período em que o servidor necessitar de licença médica", explicou.

No diálogo entre Prefeitura e Simted, o prefeito confirmou que estuda a possibilidade dos servidores poderem substituir o benefício da licença prêmio por recursos financeiros destinada à reforma e ampliação da casa própria.

Edson Granato confirmou ainda que defenderá uma proposta de emenda à reforma da previdência do município. "Vamos solicitar alteração com relação a alíquota de desconto dos aposentados e pensionistas, para que somente aqueles que ganhem acima do teto, passem a contribuir com 14%, como acontece com os trabalhadores assegurados pelo INSS".

Segundo a assessoria do sindicato, a única questão que não teve avanços significativos, até agora é a realização do concurso público para servidores da educação, devido ao impedimento de novas contratações, imposto pela lei 173.

Volta às aulas

A volta às aulas na rede municipal de ensino também foi tema de discussão na reunião. Segundo informou a prefeitura, existe a possibilidade de retorno das aulas semipresenciais, a partir do dia 20 de julho ou no mesmo dia em que retorna a rede estadual de ensino de MS, dia 2 de agosto, devido ao transporte escolar.

O planejamento é para que retornem primeiramente os alunos do 4º ao 9ºano. As classes serão divididas em 2 turmas. Na primeira semana, vai uma turma. Na seguinte, a outra. Estudantes também poderão optar por não retornar às aulas presenciais, neste primeiro momento. Gradativamente, será a vez será a vez dos estudantes do 3º, 2 º e 1º ano, até chegar aos alunos da pré-escola.

A Comissão de Prevenção a Covid-19 irá fazer uma vistoria em todas as unidades escolares antes do retorno às atividades para fiscalizar o cumprimento do protocolo de biossegurança com o objetivo de garantir a segurança e saúde da comunidade escolar. Além disso, as aulas só voltarão após a aplicação da segunda dose da vacina em todos os trabalhadores da educação (administrativos e professores).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.