Buscar

Em sessão virtual, vereadores de Batayporã homenageiam mulheres do município nesta segunda (08)

Elas serão representadas por uma servidora da Casa de Leis

Cb image default
A sessão será presidida pelo atual presidente, vereador João Paulo (Podemos) - Imagem: Jeferson Souza

Aparecida Maran, carinhosamente conhecida como Cidinha, foi a escolhida para representar todas as mulheres do município de Batayporã em sessão solene que será realizada durante a noite desta segunda-feira (08), na Câmara Municipal.

Devido às restrições da pandemia, o evento será de forma virtual, apenas com a presença dos vereadores e da homenageada, com previsão de início para às 19h.

De acordo com presidente da Casa, vereador João Paulo (Podemos), esse será uma forma de homenagear todas as mulheres do município neste mês de março, período dedicado a elas.

“A Cidinha é uma das servidoras mais antigas da Câmara e tem uma representatividade de muita relevância para com a sociedade de Batayporã. Pelas mãos dela passaram muitas decisões que ajudaram a construir a história de nossa comunidade. É uma figura importantíssima dentro deste contexto. Tenho certeza que as mulheres do nosso município estarão bem representadas”, ressaltou.

HISTÓRIA POR TRÁS DA DATA*

A história que existe pela escolha do dia 8 de março, marca uma série de acontecimentos de mobilização política ao longo do século XX. Na realidade existem duas versões sobre os fatos. Entenda.

PRIMEIRA VERSÃO

Essa é a versão mais conhecida. A história conta que no dia 8 de março de 1857, mais de 100 operárias morreram carbonizadas em um incêndio que ocorreu nas instalações de uma fábrica têxtil em Nova York. O incêndio teria sido intencional, causado pelo proprietário da fábrica, descontente com as greves e manifestações das operárias. Porém, essa história é FALSA!

DETALHE

No ano de 1910 na cidade de Copenhague (Dinamarca), ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas. Nesse evento uma integrante do Partido Comunista Alemão, a Clara Zetkin sugeriu a criação de um Dia Internacional da Mulher. A data, no entanto, ficou em aberto.

SEGUNDA VERSÃO

Já a segunda versão, afirma que o incêndio de fato ocorreu no dia 25 de março de 1911, em Nova York. A fábrica era a Triangle Shirtwaist Company, foram mais de 140 vítimas, sendo a maioria delas mulheres. Esse acontecimento é um importante marco para a escolha do Dia das Mulheres.

Os motivos do incêndio foram as inadequadas instalações elétricas que em conjunto à presença de tecido espalhado pelo local e o solo da fábrica encontrou condições perfeitas para o fogo.

IMAGINEM…

Era comum nesse período os proprietários de fábricas trancarem as portas como forma de conter greves e manifestações. Segundo a história, as portas da fábrica Triangle estavam trancadas quando ocorreu o incêndio, por isso o alto número de vítimas.

CONSEQUÊNCIAS DO OCORRIDO

Apesar da tragédia, foi observado que as condições de trabalho eram péssimas e foi reconhecida a luta e engajamento político das mulheres na busca de melhores condições de trabalho e salários. Dessa luta que surge a necessidade de reconhecer o Dia Internacional da Mulher, pela força que elas representam. Lembram da Clara Zetkin?

POR ISSO

De fato, o incêndio de 1911, foi sugerido como dia das mulheres. Vários movimentos em busca de concessão de direitos trabalhistas e eleitorais para as mulheres ocorreram nos EUA e Europa, no século XIX.

NA RÚSSIA

O ano de 1917 ficou marcado na Rússia, por um ciclo revolucionário, que inclusive acabou com a monarquia czarista. Nesse cenário no dia 08 de março de 1917, mulheres que trabalhavam no setor de tecelagem entraram em greve. Elas buscaram apoio no setor de metalúrgica da fábrica.

A data ficou marcada como um grande feito por mulheres operárias, mais uma vez na história.

FINALMENTE A ESCOLHA DA DATA

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o dia 08 de março tornou-se principal data em homenagem as mulheres, sendo consequência da revolução que aconteceu na Rússia. O mês de março também estava associado ao incêndio em Nova York.

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas como uma data comemorativa somente em 1975. Inclusive, 1975 foi declarado o Ano Internacional das Mulheres, contra as desigualdades e discriminação de gênero em todo o mundo. (Com informações da Free Walker).

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.