Buscar

Em últimas semanas de prazo, eleições 2018 começam a movimentar Nova Andradina e região

Expira em 9 de maio o prazo para transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral para os eleitores irem às urnas em outubro

Os dias ‘voam’ e quem não estiver atento ao fim do prazo, simplesmente poderá ficar de fora das próximas eleições. Restam aproximadamente duas semanas para os aptos a votar correrem para um Cartório Eleitoral mais próximo.

Em Nova Andradina, a movimentação é bastante intensa no cartório que é responsável em atender ainda os municípios de Anaurilândia e Batayporã. Expira em 9 de maio o prazo para o eleitores transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral.

Segundo as informações a que o Nova News teve acesso junto ao chefe substituto do cartório, Wilton Antônio da Silva, o atendimento aumentou nos últimos dias de eleitores buscando estar dia para irem às urnas em outubro. “Mais que dobrou o atendimento e a tendência é continuar até a reta final quando a movimentação é ainda maior. Varia entre 30 e 40 o número de eleitores que passam diariamente pelo cartório”.

Cb image default

Cartório Eleitoral terá horários especiais de funcionamento a partir desta semana – Foto: Luciene Carvalho/Nova News

Em relação à biometria, Silva reforçou que o procedimento não será obrigatório em outubro. “Como nos anos anteriores, os eleitores serão identificados pelo método tradicional ao apresentar documento de identidade e o título eleitoral. A previsão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é concluir até as eleições de 2020 o procedimento em todos os domicílios eleitorais do Estado e no país. Hoje, apenas em Campo Grande é obrigatória a biometria”, destacou o servidor.

Horário especial de funcionamento

Em razão da necessidade de atender os municípios da 5ª Zona Eleitoral, o cartório terá horários especiais de funcionamento a partir desta semana para os procedimentos de alistamento e transferência.

Neste sábado (21) o atendimento será para os eleitores de Taquarussu. Já no dia 28, neste mês, a atenção será voltada para quem reside em Batayporã. E, por fim, no dia 5 de maio, é a vez dos eleitores do Distrito de Nova Casa Verde.

Cb image default
Atendimento mais que dobrou nas últimas semanas em cartório de Nova Andradina - Foto: Luciene Carvalho/Nova News

Vale lembrar que o horário de funcionamento é das 12h às 18h estritamente para os eleitores de cada dia reservado. Os eleitores deverão comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado na Rua Walter Hubacher, 1220, na região central de Nova Andradina, munidos do documento de identificação, CPF, título, comprovante de residência e uma cópia do RG. Quem tiver acima de 18 anos deve apresentar uma cópia do alistamento militar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3441-1789.

As eleições

Os eleitores votam neste ano para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos.

O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, também precisa emitir o título eleitoral até 9 de maio. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral.

Para transferir o título, o eleitor deve residir a pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.