Buscar

Em vigor novas medidas de prevenção ao Coronavírus em Batayporã

Decreto discutido pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 reúne procedimentos sanitários e prevê penalizações em caso de descumprimento de normas

Cb image default
Comitê inclui representantes de diversos setores e debateu situação da pandemia no município - Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Batayporã.

Com 412 casos confirmados e sete óbitos registrados em decorrência da Covid-19 em Batayporã segundo atualização do boletim epidemiológico desta segunda-feira (1º), a Prefeitura tem se empenhado no trabalho de prevenção e enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus e editou o decreto n.28, de janeiro de 2021, que redefine, mantém e adequa medidas de combate ao vírus.

Todas as ações foram discutidas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 no último dia 28 de janeiro. Durante a reunião, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, setor de Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Industrial de Batayporã, Ministério Público e Câmara Municipal, além das demais secretarias e assessorias do Executivo.

“Vale lembrar que não tomamos decisões de forma isolada, mas estamos dialogando com todos os setores para formular e desempenhar as medidas de prevenção e combate. Nosso bem maior é a vida da população de Batayporã”, defendeu o prefeito Germino Roz.

Conforme o documento, fica mantido o toque de recolher entre as 22h e 5h, com liberação para serviços de delivery até meia-noite; proibição de prática de esportes coletivos, como futebol, basquete, vôlei, etc. em locais públicos ou privados, além do estabelecimento de regras específicas para atividades em academias, estúdios de pilates e aulas de zumba, que não poderão extrapolar o limite de 15 pessoas no ambiente de aula com distanciamento mínimo de dois metros entre os alunos.

A realização de eventos festivos - festa de aniversário, casamento, batizados, reuniões familiares e outros – também continua proibida. O funcionamento de estabelecimentos comerciais é mantido com regras específicas de saneamento, como disponibilidade de mesas com até quatro assentos, no limite de 30% da totalidade do espaço, distanciamento mínimo e procedimentos de higienização.

A limitação de horário de funcionamento não se aplica aos estabelecimentos localizados às margens de rodovias, farmácias e postos de combustíveis, porém, postos que estejam localizados dentro da cidade e comportarem conveniências devem corresponder à restrição.

Penalizações

O decreto prevê ainda uma série de penalizações caso as disposições sejam descumpridas, a exemplo de notificação expedida pela Vigilância Sanitária; multa no valor de R$ 2 mil; suspensão de três dias do funcionamento do estabelecimento; suspensão de 15 dias do funcionamento do estabelecimento; cassação do alvará para funcionamento do estabelecimento pelo tempo que durar o estado de calamidade pública, conforme decreto emitido pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal, o que perdurar por mais tempo, decorrente da pandemia provocada pelo Coronavírus.

Vacinação

Batayporã já iniciou a vacinação contra a Covid-19. Atualmente, profissionais de saúde da rede pública e os idosos moradores do Lar Santo Antônio foram imunizados. O procedimento segue abrangendo os profissionais de saúde da rede privada e idosos de 90 anos ou mais. A Prefeitura segue os protocolos de definição de público-alvo estipulados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e corresponde à quantidade de doses encaminhadas aos municípios. “Nosso maior desejo é de que a vacina chegue a todos o mais rápido possível, porém, as doses estão sendo enviadas de modo fracionado. Até lá, seguimos tomando todos os cuidados necessários”, pontuou Germino.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.