Publicado em 04/05/2016 às 08:41, Atualizado em 26/04/2017 às 16:20

Embaixador e cônsul da República Tcheca chegam a Batayporã para inauguração  do Consulado Honorário

Germino Roz, Redação Nova News 

Na tarde desta quarta-feira (04), Batayporã celebrou a instalação do Consulado Honorário da República Tcheca e a posse do cônsul honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul. Designado pelo Ministério das Relações Exteriores com anuência do Governo Brasileiro através do Palácio do Itamaraty, o cidadão batayporaense, professor, doutor Evandro Amaral Trachta, passou a responder a partir desta data como cônsul honorário da República Tcheca, representando, dessa forma, os interesses daquela nação no Estado de Mato Grosso do Sul.

O embaixador Ji?íHavlík e a cônsul-geral Pavla Havrlikova tiveram agendas na cidade de Campo Grande durante esta terça-feira (03). A comitiva da República Tcheca se reuniu com a vice-governadora do Estado de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, no prédio da Governadoria para tratar de assuntos referentes a instalação do Consulado em Batayporã e futuras parcerias entre MS e República Tcheca. 

Embaixador, embaixatriz, cônsul-geral e cônsul-honorário em visita a obra do oratório em honra ao Menino Jesus de Praga (Imagem: Almir Portela/Nova News)

A Assembleia Legislativa também recebeu uma visita de cortesia do embaixador e da cônsul-geral com o objetivo de estreitar as relações com o Legislativo. O cônsul-honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, Evandro Trachta, acompanhou as agendas da comitiva.

Na manhã desta quarta-feira (04), os diplomatas chegaram ao município de Batayporã, onde cumpriram agenda no Centro de Memória Jindrich Trachta. Após o almoço, na Câmara Municipal de Batayporã, ocorreu a posse oficial e a entrega da carta patente ao cônsul-honorário Evandro Trachta. O embaixador Ji?í Havlík esteve acompanhado de sua esposa, a embaixatriz Hana Havlíkova. 

O Consulado Honorário atende na Rua Jair Abranches Mella, 1079, em Batayporã, CEP 79760-000. Os atendimentos podem ser agendados através dos telefones 005567/3114-1207/3443-2555, ou pelo e-mail: [email protected]

Comitiva da República Tcheca foi recepcionada no Centro de Memória Jindrich Trachta por alunos da Escola Estadual Jan Antonin Bata (Imagem: Almir Portela/Nova News)