Buscar

ENERCAN e CESP trazem furgão do CineSolarzinho a Batayporã com cinema movido a energia solar, pipoca e atrações de graça

Cb image default
Imagem: Lucas Rosendo / Pedro Cerqueira

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolarzinho, versão voltada ao público infantil do CineSolar - o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil -, poderá ser vivenciado no Circuito ENERCAN, em Batayporã (MS), na sexta-feira (12/09), a partir das 18h, na Escola Anízio Teixeira da Silva (Polo), com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme “Arca de Noé”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

A 5ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da ENERCAN e apoio da CESP, empresa subsidiária da Auren Energia, e da Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

“Acreditamos que iniciativas como o CineSolar vão além do entretenimento. Elas são oportunidades de fortalecer o diálogo e a parceria com as comunidades onde atuamos, levando conhecimento, cultura e reflexão sobre temas essenciais, como a preservação do meio ambiente. Por meio de ações como essa, conseguimos despertar o olhar para a importância de cuidar da natureza e inspirar atitudes conscientes no dia a dia, sempre reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar das pessoas”, diz Raquel Leite, gerente de desenvolvimento social e planejamento da Auren Energia.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

“Levar cinema para as crianças, de forma lúdica, gratuita e sustentável, é uma maneira de ampliar horizontes, estimular a criatividade e fortalecer a cultura desde a infância. O CineSolarzinho foi criado exatamente com esse propósito: proporcionar uma experiência que une arte, educação e meio ambiente, despertando novos olhares para o mundo”, explica Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O Circuito ENERCAN está sendo realizado em sete cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidas três oficinas.

“Para a ENERCAN, apoiar este projeto significa reconhecer o papel estratégico da cultura como ferramenta de mudança, estimulando uma sociedade mais crítica, consciente e comprometida com o futuro do planeta. O cinema, como linguagem artística e meio de comunicação acessível, tem o poder de sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade para temas urgentes, como as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável. Além disso, fortalece a economia criativa, gera oportunidades para artistas, técnicos e produtores locais, e fomenta o interesse da comunidade, especialmente de crianças e jovens, pela arte e pelos valores socioambientais”, destaca Cleonice Maravai Couto, analista de Responsabilidade Social da ENERCAN.

Nesta 5ª edição do CineSolarzinho, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada pelo Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes), responsável pelo Festival comKids, que comemora sua 16ª edição, sempre trabalhando para promover a qualidade, a diversidade do audiovisual e a cultura da infância na América Latina. As sessões divertidas, repletas de cores e aventuras, apresentam filmes que despertam a curiosidade das crianças sobre o mundo animal e a natureza, e que promovem a resiliência e a diversidade em todas as suas dimensões.

O CineSolar

Lançado pela Brazucah Produções, há 12 anos o CineSolar - o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar - transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou 2730 sessões (com exibição de 290 filmes) e 780 oficinas para mais de 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça/SP. E também promove ações em conjunto com a Unesco no Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, e conta com a parceria solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar. Saiba mais em: linktr.ee/cine.solar.

PROGRAMAÇÃO

Batayporã/MS

Sessões de Cinema

(filmes com recursos de acessibilidade)

Data: Sexta-feira (12/09)

Horários: 18h - 1ª sessão: curtas Vamos cuidar do planeta!

19h - 2ª sessão: filme ‘Arca de Noé’

Entrada: livre - não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Escola Anízio Teixeira da Silva (Polo) - Avenida Brasil, 1350 - Batayporã/MS

Local em caso de chuva: Ginásio Municipal Frederico Kruger - Rua Joaquim Antônio da Silva - Vila Antônia Nantes

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.