Publicado em 25/09/2020 às 12:25, Atualizado em 29/09/2020 às 12:46

Energia solar fotovoltaica é um segmento em plena expansão, afirma empresário de Nova Andradina

Alex Clara, representante da EcoPower, detalha vantagens oferecidas pelo sistema

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Alex Clara, representante da EcoPower em Nova Andradina (MS), Primavera (SP) e Presidente Prudente (SP) - Imagem: Acácio Gomes

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgados neste mês de setembro de 2020 mostram que o Brasil ultrapassou a marca de 300 mil conexões de geração distribuída solar fotovoltaica - clique aqui e saiba como divulgar sua empresa na internet.

Desde 2012, a geração distribuída da fonte solar já representa 3,6 GW de potência instalada operacional, tendo sido responsável pela atração de mais de R$ 18,2 bilhões em novos investimentos ao país e gerando mais de 108 mil empregos acumulados no período, espalhados pelas cinco regiões nacionais, de acordo com cálculos da Absolar.

Especialista no assunto, o empresário, Alex Clara, responsável pelas unidades da EcoPower Energia Solar em Nova Andradina (MS), Presidente Prudente (SP) e no Distrito de Primavera, no município de Rosana (SP), afirma quem nem mesmo a crise gerada pela pandemia de covid-19 afetou o segmento.

Atendendo clientes residenciais, empresariais, industriais e rurais, Alex Clara afirma que a demanda segue em alta, com cada vez mais pessoas buscando pelo sistema que oferece energia limpa e de qualidade, além de gerar muita economia para aqueles que aderem à modalidade.

“Todos os segmentos de clientes seguem em expansão, mas percebo, aqui na nossa região, maior procura por parte dos consumidores residenciais e rurais”, explica o representante da EcoPower. No cenário nacional, em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais também estão no topo da lista, representando 72,5% do total, segundo dados da Absolar.

Cb image default
Empresário destaca modernização das placas e do designer dos inversores - Imagem: Acácio Gomes

A instituição mostra ainda que, no Brasil, o ranking segue sendo formado pelas empresas dos setores de comércio e serviços (17,7%), consumidores rurais (6,8%), indústrias (2,6%), poder público (0,4%) e outros tipos, como serviços públicos (0,03%) e iluminação pública (0,01%).

O empresário de Nova Andradina explica que as primeiras células fotovoltaicas surgiram no Brasil em 1954, mas que, apenas a partir de 2008 o segmento começou a ganhar destaque e essa tendência de crescimento deve se intensificar cada vez mais.

Levantamento histórico feito pela Absolar mostra que, nos últimos 12 meses, foram adicionados cerca de 162 mil novos sistemas de geração distribuída da fonte solar no Brasil, crescimento de mais de 130% no período.

Ainda segundo a entidade, os mais de 300 mil sistemas conectados à rede proporcionam economia financeira a 374,4 mil unidades consumidoras. Agora, a tecnologia solar fotovoltaica já está presente em mais de 5 mil municípios e em todos os estados brasileiros.

Cb image default
Sistema pode ser implantado tanto na cidade quanto no campo, sem restrições - Imagens: Divulgação / Ecopower

“Quem já aderiu à energia fotovoltaica está muito satisfeito com os resultados, tanto no que se refere à eficiência energética quanto na questão da economia. A tendência é que as pessoas que ainda não fazem parte deste movimento, mais cedo ou mais tarde, percebam as vantagens e acabem também migrando para o sistema”, afirma Alex Clara, da EcoPower.

“Ao aderir à energia fotovoltaica, o consumidor fica livre de abusos, cobranças indevidas, bandeiras tarifárias e outras questões que acabam pesando no orçamento. O cliente pode adquirir os equipamentos de forma facilitada, por meio de financiamento junto ao banco de sua preferência. Além disso, a EcoPower cuida de todos os trâmites, como elaboração do projeto, homologação, instalação e ativação do sistema”, detalha.

Segundo o representante da EcoPower, a energia fotovoltaica pode ser utilizada sem restrições em residências, empresas, indústrias, áreas urbanas e rurais, sem necessidade de alterações nas instalações elétricas e nem substituição dos aparelhos utilizados pelo cliente, a não ser em casos específicos, quando são necessárias adequações no padrão ou em pontos específicos para garantir mais eficiência e segurança.

Outro ponto destacado por Alex Clara é a modernidade dos equipamentos. “Hoje em dia, além de placas com excelente performance, temos inversores com designer moderno, o que não interfere na estética do ambiente, fator importante especialmente para os consumidores residenciais”, afirma.

EcoPower em Nova Andradina - Imagens: Acácio Gomes

Orçamento sem compromisso

Um dos fatores importantes destacados pelo responsável pelas unidades da EcoPower em Nova Andradina (MS), Presidente Prudente (SP) e Primavera, em Rosana (SP), é a realização do orçamento sem compromisso.

“A gente faz o orçamento, a visita até a residência ou propriedade do interessado, elabora o estudo de viabilidade com relação à demanda do nosso possível cliente, tira todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do sistema, tudo a custo zero, sem compromisso, para que ele tenha total liberdade em aderir ou não ao sistema”, garante Alex.

Entre em contato

A unidade da Eco Power em Nova Andradina, que está em novas e modernas instalações, fica na Rua João Teodoro Braga, 1429, sala 01, atrás do Banco Uniprime, telefones (18) 9 9801-0651 e (67) 9 9643-4068. Para saber mais acompanhe a EcoPower pelo Facebook e pelo Instagram: EcoPower Nova Andradina, EcoPower Primavera e EcoPower Prudente.

Promoção

As 100 primeiras pessoas que se cadastrarem - clicando aqui - terão 20% de desconto nos kits fotovoltaicos da EcoPower com relação ao valor da tabela. Não perca essa!!! (Precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba como divulgar seu trabalho, sua empresa ou a instituição que você representa).