Publicado em 01/07/2020 às 08:48, Atualizado em 01/07/2020 às 11:38

Engenheiro eletricista de Nova Andradina explica que energia solar terá novo impulso no campo com Plano Safra 2020-2021

Diego Padovam Fernandes é responsável pela empresa Padovam Soluções em Energia, que conta com mais de 1.000 placas instaladas na região de Nova Andradina, além de projetos em operação nos estados de MS, SP e PR

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Engenheiro eletricista Diego Padovam Fernandes, da Padovam Soluções em Energia, localizada no centro de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes

A ampliação dos recursos da linha de financiamento Inovagro, anunciado nos últimos dias pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) durante o lançamento do Plano Safra para o período de 2020 e 2021, irá impulsionar o uso da energia solar fotovoltaica pelos produtores rurais no Brasil – clique aqui e saiba domo divulgar sua empresa na internet.

O engenheiro eletricista Diego Padovam Fernandes, responsável pela empresa Padovam Soluções em Energia, de Nova Andradina, afirma que, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), ao todo, serão destinados cerca de R$ 2 bilhões para projetos de inovação no campo.

Padovam ressalta que, segundo avaliação do CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o montante representa um aumento de 33,3% em relação ao período anterior, sendo que, a linha de financiamento pode ser acessada por produtores de todos os portes para a compra e instalação de sistemas fotovoltaicos em todas as regiões do Brasil.

O engenheiro eletricista de Nova Andradina, que trabalha na elaboração e execução de projetos voltados à energia solar fotovoltaica, afirma que, nos últimos anos, tem crescido consideravelmente a demanda pela tecnologia tanto no campo quanto na cidade.

Para ele, o recurso liberado pelo Plano Safra 2020-2021 será uma excelente oportunidade para que o produtor rural modernize sua produção e amplie seus rendimentos.

Cb image default
Energia solar fotovoltaica pode ser instalada tanto no campo quanto na cidade - Imagem: Divulgação

Diego destaca a declaração de Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, de que a energia solar fotovoltaica pode ser utilizada nas mais diversas funcionalidades como no bombeamento e na irrigação de água, na refrigeração de carnes, leite e outros produtos, na regulação de temperatura para a produção de frangos e outras aves, na iluminação, em cercas elétricas, em sistemas de telecomunicação e no monitoramento da propriedade rural, por exemplo.

Segundo a ABSOLAR, os investimentos em energia solar nas propriedades rurais já passam de R$ 1,7 bilhão no País. Os produtores rurais representam atualmente por 11,7% da potência instalada na geração distribuída a partir do sol no Brasil.

Como funciona o sistema?

“Com a energia produzida pelas placas solares, tanto o homem do campo quanto os moradores das áreas urbanas e as indústrias produzem sua própria energia, gastando menos com eletricidade, pois estão protegidos das variações tarifárias das concessionárias. Eles também terão total controle sobre a oferta de energia, além de contarem com um sistema altamente seguro”.

Ao aderir à energia fotovoltaica, o cliente não precisa alterar em nada as instalações do imóvel ou propriedade e nem trocar aparelhos ou equipamentos. Outra vantagem é que o sistema fotovoltaico tem custo quase inexistente com manutenção no caso do sistema on grid - aquele que trabalha ligado à rede elétrica.

Cb image default
Energia fotovoltaica é limpa, abundante e confiável - Imagem: Divulgação / Agência W3

“Os módulos fotovoltaicos têm vida útil de até 25 anos. São dispositivos eletrônicos que praticamente não apresentam desgaste. A única manutenção necessária é limpeza dos painéis solares com um pano macio, água e sabão, o que pode ser realizado tranquilamente pelo próprio cliente”, explica o engenheiro eletricista ao lembrar que para o sistema off grid - aquele que não é ligado à rede elétrica - é necessária a manutenção periódica das baterias de armazenamento.

“No sistema on grid, que é o mais utilizado, não há baterias, pois o excedente da produção elétrica é exportado para a rede, contabilizado pelo medidor de luz e gera créditos para o consumidor. “Neste caso, usamos um medidor bidirecional, que registra tanto a energia que entra da rede para o imóvel quanto a energia produzida que sai do imóvel para a rede”, explica.

“De forma geral, há casos em que o cliente paga apenas a taxa mínima da concessionária, há situações em que o abatimento provoca a redução significativa no valor da conta, fazendo com que o consumidor pague apenas a diferença entre o que é produzido e consumido e ainda há ocasiões em que serão gerados créditos que poderão ser consumidos em até cinco anos”, detalha Diego, ao frisar que a economia financeira é muito significativa tendo uma média de retorno do investimento médio de 3 anos e meio.

Dicas

O engenheiro eletricista Diego Padovam Fernandes elencou algumas dicas importantes na hora de buscar um sistema de energia solar fotovoltaica eficiente. Segundo ele, alguns pontos devem ser observados na hora de adquirir o sistema para não ter surpresas depois.

A grande variação de preço entre os fornecedores é relacionada basicamente à qualidade dos componentes utilizados, a capacitação da empresa (quadro de funcionários técnicos, engenheiros) e a complexidade da instalação.

“Se fossemos comparar com veículos, os sistemas mais baratos poderiam ser equiparados a carros populares, com menor desempenho, e os mais caros com automóveis esportivos, com maior potência e muito mais recursos. É preciso levar em conta a qualidade! A seguir temos os pontos que devem ser verificados para que você decida qual deles faz mais o seu estilo”, explica..

Sobre o painel solar

Pode-se dizer que 70% do custo de um sistema solar é composto pelo valor dos painéis solares, a escolha de equipamentos com boas características impacta diretamente na produção de energia elétrica, faça os seguintes questionamentos:

1. Quem é o fabricante do painel solar?

2. Quais são as garantias que vem com o painel solar?

3. Qual a eficiência do Painel? (Quanto maior a eficiência do painel, maior será sua produção comparando com um sistema de mesma potência);

4. Qual a quantidade e potência dos módulos? (O produto – quantidade x potência dos módulos está ligado diretamente à produção total de energia);

5. O painel solar possui diodos de by-pass? (Estes diodos melhoram o desempenho do painel solar, sendo este menos impactados pela sombra de nuvens ou folhas);

6. Qual é o grau de proteção (IP) do painel solar? (Menor que 65 não são recomendados);

7. É importante que o vidro do seu painel solar tenha pelo menos 3mm de espessura, desta forma ele vai suportar chuva de granizo.

9. O painel tem que ter no mínimo a aprovação do Inmetro e tão importante quanto, precisa ter o IEC 61215.

Os inversores são responsáveis, entre outras coisas, por transformar a energia captada pelos painéis solares na energia que utilizamos em tomadas comuns. Para saber se o equipamento oferecido irá atender ao projeto, verifique os itens a seguir.

Sobre o inversor

1. Quem é o fabricante do Inversor solar?

- Fronius

-REFUSOL

- WEG Solar

- Canadian Solar

- ABB

- PHB

- SMA

- Growatt

2. Quantos anos de garantia tem o inversor solar?

3. Qual é a eficiência do inversor que será instalado? (Menos que 94% para inversores de sistemas conectados à rede elétrica pode ser um problema).

4. O inversor tem capacidade de expansão do número de painéis que serão instalados ou está no limite?

5. Qual é o grau de proteção (IP)? Se for menos que IP55, aconselhamos instalar o inversor solar em algum lugar arejado, mas protegido da chuva e da poeira (existem caixas de proteção para inversores, pergunte ao seu instalador).

6. O inversor possui MPPT? Quantas? (isso faz os inversores serem mais eficientes).

7. O inversor pode ser conectado ao seu computador? Existe custo adicional para isso? (Isso não é fundamental, mas é uma boa forma de monitorar o desempenho do seu sistema).

8. Além da conexão com o computador, como mais é feito o monitoramento da produção de energia? O inversor possui uma tela com essas informações?

O sucesso no funcionamento do sistema depende de sua correta instalação. Para evitar futuros problemas, verifique junto à empresa os seguintes pontos:

Cb image default
Instalação dever ser feita por equipe com capacitação e habilitação para atuar na área elétrica - Imagem: Divulgação

Sobre a instalação

1. A equipe que vai instalar o gerador de energia solar é composta por funcionários da empresa ou subcontratados? (É importante saber quem estará dentro da sua propriedade);

2. A equipe tem capacitação e habilitação para trabalhar na área elétrica? (Capacitação = Treinamento reconhecido pelos órgãos de ensino; Habilitação = Registro no órgão competente, no caso CREA ou CFT);

3. O sistema conta com caixa de proteção individual em corrente contínua (Stringbox)?

4. O sistema conta com caixa de proteção individual em corrente alternada?

5. Que tipo de sistema/estrutura de fixação vai ser utilizado para fixar os painéis solares? (Os de alumínio são mais leves e tendem a durar mais);

6. O preço que está sendo orçado já inclui a conexão e homologação do seu sistema a rede elétrica?

7. A empresa verificou a disponibilidade de área sem sombra para instalação dos painéis? Tem a orientação correta para instalação? Será necessário a fabricação de estrutura para correta instalação?

8. Os conduítes que vão ser usados para esconder alguns cabos possuem proteção UV? Será utilizado aço galvanizado ou PVC? Serão instalados conduítes específicos para rede CC e rede CA conforme exigência das normas brasileiras?

9. A instalação do sistema de aterramento está inclusa no serviço? Será realizada medição para verificação do sistema de aterramento?

10. Os cabos e conectores utilizados na instalação do sistema solar possuem proteção UV?

11. Os cabos e conectores utilizados são específicos para corrente contínua?

Sobre a empresa que você está contratando

1. Quem é responsável pela engenharia do seu sistema de energia solar fotovoltaica? (É importante que você mantenha contato direto também com a pessoa responsável pelo dimensionamento do sistema);

2. Quantos sistemas eles já instalaram? Eles possuem referência? (Lembre-se que aqui no Brasil, sistemas conectados à rede elétrica são relativamente novos, empresas com experiência em engenharia elétrica e empresas que trabalham com sistemas isolados são, normalmente, qualificadas para executar essas obras);

4. Quais garantias a empresa que vai instalar se responsabiliza e quais são de responsabilidades do fabricante? Qual é o procedimento caso seja necessário substituir alguma parte do sistema e com quem falar?

5. Se for necessário lidar com algum fabricante de painel ou inversor, eles já possuem escritórios no Brasil?

Cb image default
Engenheiro eletricista Diego Padovam Fernandes sugere tabela com pontos que devem ser levados em conta pelo cliente na hora de fazer os orçamentos - Imagem: Reprodução

Padovam Soluções em Energia

Além da energia solar fotovoltaica, com mais de 1.000 placas instaladas na região de Nova Andradina, projetos em operação nos estados de MS, SP e PR, a Padovam Soluções em Energia atua também com consultoria relativa à eficiência energética, engenharia elétrica e automação.

A missão da empresa é oferecer a Nova Andradina e região soluções inteligentes e seguras com relação à energia para residências, empresas, indústrias e propriedades rurais, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Cb image default
Padovam Soluções em Energia atua na elaboração do projeto, instalação do sistema e manutenção - Imagem: Divulgação / Agência W3

Entre em contato

A loja física da empresa, que além de consultoria com relação à eficiência energética, elaboração e execução de projetos de energia solar fotovoltaica, trabalha também com a comercialização de materiais elétricos e itens de iluminação em geral, fica na Avenida José Heitor de Almeida Camargo, 1269, próximo ao cruzamento com a Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, no centro de em Nova Andradina.

Para saber mais, entre em contato pelo telefone fixo (67) 3441-4050, pelo celular / WhatsApp (67) 9 9661-6574 ou pelo e-mail: padovam@gmail.com. Curta a página da empresa no Facebook e siga Padovam Soluções em Energia no Instagram

Imagens: Acácio Gomes / Arquivo / Divulgação - (Matéria produzida pelo jornalista Acácio Gomes 1500/MS com base em informações da TOTUM Comunicação. Precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e conheça mais sobre nosso trabalho).