Publicado em 06/12/2020 às 10:44, Atualizado em 06/12/2020 às 18:42

Enquanto Nova Andradina dispara no contágio da Covid-19, festas clandestinas mostram descaso de parte da população

Flagrantes enviados à reportagem teriam ocorrido na saída para a cidade de Ivinhema

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Redes Sociais

Enquanto Nova Andradina dispara no contágio da covid-19, festas clandestinas que ocorreram neste final de semana, mostraram o descaso da população com os casos confirmados e mortes registradas desde o início da pandemia na cidade.

Vídeos que circularam nas redes sociais nas últimas horas mostram grande número de pessoas reunidas na saída para Ivinhema, sem a utilização de máscaras, ou qualquer item de proteção, compartilhando bebidas e narguile.

“O que vocês não sabem é que a Vigilância Sanitária já foi expulsa de lugares com pedradas e ameaças. Esses fiscais são verdadeiros heróis que trabalham sem armas e arriscam suas vidas nas calçadas na noite. Vocês sabiam que nenhum decreto liberou as praças e nunca deixou de cobrar máscara em todos os lugares?” comentou se referindo aos registros em um grupo de WhatsApp, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Maximiano.

Nova Andradina chegou neste sábado (05) à incidência de 658 casos acumulados de covid-19, sendo que, destes, 44 estão ativos, 614 estão curados e foram registrados 17 óbitos.

O último relatório do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) revelaram  que Nova Andradina e Anaurilândia estão com grau de risco elevado para infecção de covid-19.

Para gerar essa classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, necessidade de expansão de leitos e situação de fronteira com país ou divisa com Estado que tenha aumento de casos.