Buscar

Equipe da Agraer visita lote de produtor de leite no Assentamento Teijin

Cb image default
Imagem: Divulgação/Agraer

A equipe da Agraer foi convidada para conhecer a propriedade do Sr. Josué Alves de Almeida, que também é Vice-Presidente da COOPAV, que toca a propriedade com ajuda da esposa Maria Aparecida de Almeida, de sua filha Rose e do irmão Manoel Alves.

O produtor possui uma área de BRS Capiaçu de aproximadamente 03 hectares, que nesse período de seca rigorosa e, após duas geadas, conseguiu manter a condição corporal dos animais em bom padrão, através da suplementação com o capim fornecido no cocho.

Para enfrentar a escassez hídrica, o produtor preparou o solo com calcário e adubo químico na linha do capiaçu, o que, certamente, deu mais resistência para suportar esse período seco. Embora a produção do leite tenha reduzido, a condição corporal dos animais do rebanho é satisfatória em comparação com os rebanhos de vizinhos, que não tiveram a mesma iniciativa.

O Sr. Josué com muita propriedade disse: “gostaria ceder mais mudas para outros produtores, para que eles se preparassem melhor para o período que, mais ou menos forte, todos anos nos castiga, porém não foi possível”.

No campo, o produtor fez uma rápida demonstração da picadeira utilizada para disponibilizar o capim triturado, com tamanho ideal, para que os animais possam digerir e ter o melhor aproveitamento da forrageira. O Produtor contou com auxílio da Gerente da Agraer Izabel Cristina na referida prática.

O desafio é dispor de mudas para que os assentados tenham uma pequena área da capineira em suas propriedades, para fornecimento no cocho e para a produção de silagem.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.