Publicado em 03/08/2022 às 17:21, Atualizado em 03/08/2022 às 21:32

Equipe médica do Hospital Cassems de Nova Andradina pode deixar de atender beneficiários do Hapvida (antigo São Francisco)

Acácio Gomes, Redação Nova News
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Imagem: Acácio Gomes / Nova News

A equipe médica da unidade de Nova Andradina do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) pode deixar de atender os beneficiários do plano de saúde Hapvida (antigo São Francisco).

Conforme apurado pelo Nova News junto ao Corpo Clínico da unidade hospitalar nesta terça-feira (02), o risco de interrupção dos atendimentos pelo Hapvida se deve a diversas inconsistências com relação ao plano de saúde.

Entre as queixas dos médicos está a demora na autorização dos atendimentos aos beneficiários, o que, muitas vezes, faz com que os pacientes permaneçam até por horas aguardando a liberação para passarem pelos procedimentos necessários.

Ainda segundo o Corpo Clínico da unidade, muitas vezes a demora é tanta para autorização do atendimento, que a situação chega a ser avaliada como desumana, porém, não é possível a realização do atendimento pelo plano sem que ocorra a liberação.

Outro fator que tem pesado na balança são as glosas, ou seja, os faturamentos não recebidos ou recusados, sendo que, essas inconsistências do Hapvida na quitação de faturas referentes aos procedimentos realizados no Cassems de Nova Andradina, de certa forma, tem tornado inviáveis os atendimentos.

“Em assembleia com os membros do Corpo Clínico do hospital, foi decidida pela interrupção, por 10 dias, a partir de 03/08/2022, dos atendimentos eletivos pelo Hapvida, mantendo-se apenas os serviços de urgência e emergência, porém, nas últimas horas, durante a comunicação formal desta decisão ao plano, sediado em Fortaleza (CE), houve a solicitação, por parte de sua direção, para que os serviços não fossem interrompidos mediante a promessa de resolução dos problemas elencados”, disse o Dr. Guilherme Zandoná, diretor clínico do hospital.

Providências do Hapvida

Segundo Zandoná, o Hapvida se comprometeu a agilizar as liberações dos atendimentos aos pacientes, atuar de forma a evitar a ocorrência das glosas, bem como encaminhar representantes até a unidade hospitalar de Nova Andradina para acompanhamento, in loco, do fluxo de beneficiários atendidos e sanar as inconsistências que porventura persistirem.

Atendimentos mantidos de forma experimental

“Diante da demonstração de aparente boa vontade do plano em atender as demandas repassadas por nós médicos, decidimos manter os atendimentos por meio do Hapvida pelos próximos dias, porém, de forma experimental, pois o risco de interrupção não está descartado”, pontuou por sua vez Dr. Mário Cardoso, diretor técnico da unidade.

Segundo o Corpo Clínico, uma vez resolvidos os problemas citados, nada impede que os atendimentos continuem ocorrendo, no entanto, se não houver avanço nas melhorias solicitadas, a possibilidade de suspensão é algo real.

Impacto

O Nova News apurou que, a nível de região, são milhares os beneficiários do plano de saúde Hapvida e, caso ocorra a interrupção dos atendimentos, o fato deve gerar um grande impacto no sistema de saúde do Vale do Ivinhema.

Posição dos médicos

Segundo os médicos do Cassems de Nova Andradina, tudo o que Corpo Clínico deseja é oferecer um atendimento de excelência, sendo que, a possibilidade de interrupção dos serviços pelo Hapvida é exatamente para evitar situações que afetem o bom andamento dos trabalhos executados pela unidade.

“Torcemos para que tudo se resolva e, caso precisemos tomar decisões mais radicais, esperamos contar com a compreensão dos beneficiários. Inclusive orientamos esses clientes do Hapvida a cobrarem também o seu plano, exigirem melhorias com relação às liberações e outras questões”, orientou Dr. Guilherme Zandoná.

Atendimentos seguem por tempo indeterminado

Os representantes, tanto da área clínica quanto técnica, frisaram que, a princípio, os atendimentos seguem normalmente, por tempo indeterminado, como um período de avaliação do plano, sendo que, a continuidade ou não da prestação do serviço vai depender da postura adotada pelo Hapvida a partir de agora.

Posicionamento do Hapvida

O Nova News entrou em contato na manhã desta quarta-feira (03), com a assessoria de imprensa do Hapvida em Mato Grosso do Sul, solicitando informações sobre o impasse, sendo que, a jornalista responsável disse que o plano se manifestaria por meio de uma nota, porém, até o fechamento da matéria, às 16h47 de 03/08/2022, o documento ainda não havia sido enviado. O site informa que segue à disposição da empresa para que ela possa se pronunciar, caso assim deseje.

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