Buscar

Equipe pedagógica da Semec se reúne para planejar ações do Dia D de mobilização da BNCC

Imagem: João Claudio

Cb image default

Os coordenadores pedagógicos e a equipe técnica pedagógica da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte) se reuniram na última segunda-feira, 19, no sentido de planejar ações de mobilização no que se refere à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O BNCC é um documento obrigatório e norteador para a construção dos currículos, que define as aprendizagens indispensáveis e essenciais para os estudantes desenvolverem ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

O encontro foi ministrado pela técnica pedagógica da SEMEC, Ana Paula Machado, e a coordenadora de linguagem e códigos da coordenadoria regional do Estado – CREA-09, Marilza Nunes de Araújo Nascimento, ambas representantes da Comissão Regional da Implementação da Base Nacional Comum Curricular).

A atividade aconteceu no NTM (Núcleo de Tecnologia do Município), tendo como principal proposta promover uma reflexão com caráter formativo, e o engajamento da gestão pedagógica para a implementação e reformulação do currículo da rede de ensino. No próximo dia 03 de abril será a vez dos professores da educação infantil e do ensino fundamental participarem dos estudos.

BNCC

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base Nacional Comum Curricular deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino fundamental e Ensino Médio, em todo território Brasileiro.

A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios, éticos, políticos e estéticos traçados pela Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.