Publicado em 21/11/2014 às 11:09, Atualizado em 26/04/2017 às 11:12

Escola Luiz Soares Andrade divulga a importância do Dia da Consciência Negra

Germino Roz, Redação Nova News

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Escola Estadual Luiz Soares Andrade, divulgou aos jovens estudantes através de aulas que reportaram à história, veiculando as lutas do passado com as conquistas do presente, para chamar a atenção para a importância desta data para a sociedade brasileira.

O professor de história, Rafael Sampaio de Queiroz, fomentou os estudos históricos sobre a temática abordada, levando os alunos a uma discussão criteriosa sobre a memória negra no Brasil. O trabalho resultou em uma produção de arte, onde foram expostos cartazes com desenhos confeccionados pelos alunos.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de conquistas, tais como: a lei de preconceito de raça ou cor, a lei de cotas raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira.

Imagens: Divulgação