Buscar

Escola Municipal João de Lima Paes é a vencedora da gincana  ecológica  do IFMS

O Câmpus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou na última sexta-feira, 6, uma gincana ecológica. A atividade fez parte da Semana do Meio Ambiente promovida pela instituição e teve a participação de quatro escolas municipais de Nova Andradina, reunindo aproximadamente 200 participantes.

Estudantes apresentaram músicas sobre a importância do meio ambiente (Foto: Divulgação)

A competição foi realizada através de concursos de poesia, redação, música, fotografia e escultura, tendo como tema o impacto causado pelas mudanças climáticas ao meio ambiente, além da arrecadação de roupas e materiais reaproveitáveis. Os itens recebidos serão doados a instituições de caridade e de reciclagem do município.

A escola vencedora foi a João de Lima Paes. As outras participantes foram as escolas Efantina de Quadros, Luís Cláudio Josué (extensão Luís Carlos Sampaio) e Machado de Assis. A campeã realizará um passeio por um parque ecológico, em data a ser definida.

O coordenador da Semana, professor Júlio César Magalhães, explica que o objetivo da gincana foi levar os estudantes a pensarem sobre a necessidade de se preservar o meio em que vivemos a partir de atividades de caráter cultural e social.

“As músicas, esculturas e fotos foram feitas pelos próprios alunos, ou seja, antes de produzirem algo, foi necessário que eles refletissem sobre a importância do meio ambiente. Além disso, a atividade teve ainda cunho social através das coletas, estimulando a solidariedade entre os estudantes”.

Antes da gincana, as escolas, juntamente com o câmpus, participaram também de uma passeata pela principal avenida da cidade com cartazes e faixas, destacando os problemas trazidos pelas mudanças climáticas.

Encerramento 

A Semana foi finalizada no sábado com mais duas atividades. Na Praça Brasil ocorreu a campanha de coleta do lixo eletrônico. Já no Ginásio Municipal foi montado o labirinto ecológico, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

O evento foi realizado de maneira simultânea nos sete câmpus do IFMS nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O tema da Semana foi “Mudanças climáticas”. Essa foi a quarta edição do evento, sendo a data escolhida em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.