Buscar

ESF Morada do Sol realiza ação alusiva à campanha Outubro Rosa

Cb image default
Imagem: Divulgação

Neste mês de outubro, a Estratégia Saúde da Família (ESF) da Morada do Sol, juntamente com todas as outras ESFs de Nova Andradina, estará realizando ação em saúde alusiva ao Outubro Rosa, com atendimentos de enfermagem todas as quintas-feiras (nos dias 07, 14, 21 e 28) das 17h às 20h.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal ressaltar às mulheres, a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Além da prevenção do câncer de mama e câncer de colo útero; as ações nas ESFs também serão voltadas para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), segundo a enfermeira da unidade, Cláudia de Souza.

Serão realizados: orientações com abordagem à saúde da mulher, coletas de exames preventivos do colo uterino, solicitações para realização de exame de mamografia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.

É importante ressaltar que no Brasil a estratégia preconizada para o rastreamento de câncer de mama é a mamografia a cada dois anos, para mulheres entre 50 e 69 anos.

Já para o rastreamento do câncer de colo de útero e realização dos exames preventivos, deve ser a partir de 25 anos em todas as mulheres que iniciaram atividade sexual, uma vez por ano.

A realização deste mesmo exame deve ocorrer a cada três anos, somente, se os dois primeiros exames preventivos anuais forem normais. Salvo em caso de algumas exceções, a idade citada sofrerá variações, quanto à realização do exame.

A equipe responsável pede para que as mulheres se atentem e procurem sua unidade de saúde, não deixando de realizar seus exames. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.