Buscar

Especialistas de MS e da USP debatem saúde da mulher em Bandeira Científica 

Evento é realizado na Câmara de Vereadores (Foto: Natalho Cuer/PMNA)

Foi aberto oficialmente na última segunda-feira (1) o "Simpósio Internacional do Cuidado à Mulher". A ação é promovida pelo curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina. O evento é realizado na Câmara de Vereadores e vai até a próxima quarta-feira (3).

O simpósio integra as ações do projeto Bandeira Científica, desenvolvido por acadêmicos e professores da USP. Com o apoio do Hospital Regional Dr. Francisco Dantas Maniçoba, as atividades também incluem intervenções cirúrgicas e mutirões de atendimento em atenção primária em saúde e de exames de ultrassonografia. 

"O Governo Municipal, o prefeito Roberto Hashioka e nós enquanto Secretaria Municipal de Saúde estamos empenhados sempre na busca por inovações e, talvez, consigamos trazer outras bandeiras, assim como a Bandeira Científica, com a Expedição Cirúrgica, que tem sido de grande valia", comentou o secretário Silvio Senhorini. 

A cerimônia contou ainda com a presença da médica Rosanne Kho e do médico Luiz Fernando Pina de Carvalho, que representou os integrantes do projeto Bandeira Científica. Também estiveram presentes os vereadores Valter Yasunaka, Cido Pantanal e Ricardo Lima, diretor-presidente do Hospital Regional, José Carlos Paiva Souza (Tito), e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Renata Canto. 

A primeira palestra do simpósio foi ministrada pelo médico Maurício Simões, da USP, que abordou "Endometrioses Profundas: o que fazer?". A noite contou ainda com a explanação da médica Fernanda Borges, de Dourados (MS), que comentou sobre o "Atendimento no HU de Dourados: Perspectivas da Laparoscopia na Região". 

Mais atividades

A programação segue nesta terça-feira (2), também na Câmara de Vereadores, a partir das 20h, com a apresentação sobre "Incontinência Urinária: Possibilidades em Intervenção Cirúrgica". A palestra será ministrada pelo médico e professor Jorge Haddad, também da Universidade de São Paulo.

Ainda nesta terça-feira, o "Simpósio do Cuidado à Mulher" contará com a participação da cirurgiã Rosanne Kho. Renomada mundialmente, a profissional é chefe da Clínica Mayo, nos EUA, e comentará sobre "Abordagens Atuais do Prolapso de Órgãos Pélvicos". A palestra será ministrada em inglês com tradução simultânea.

Na quarta-feira (3), último dia do evento, o simpósio terá, a partir das 20h, a palestra "Infertilidade: Possibilidades de Intervenção Clínico-Cirúrgica". A apresentação ficará por conta do médico ginecologista Luiz Fernando Pina de Carvalho (USP/Cleveland Clinic).

Na ocasião, o médico José Maurício, de Coxim (MS), comentará "Como a Bandeira Científica mudou minha atividade profissional: mudando da laparotomia para a laparoscopia". A última palestra do simpósio será ministrada pela médica Lídia Myung, também da USP, que abordará as "Vantagens da Laparoscopia".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.