Publicado em 09/09/2021 às 09:32, Atualizado em 09/09/2021 às 13:34

Estiagem faz com que AL-MS decrete estado de calamidade em Batayporã

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Arquivo

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) reconheceu o estado de calamidade pública em Batayporã, em decorrência da situação de emergência em todo o território (zona urbana e rural) do município, afetado por estiagem prolongada.

A medida consta no Decreto Legislativo 732/2021, publicado pela Mesa Diretora na edição de quarta-feira (8) do Diário Oficial da Casa de Leis, conforme prevê o artigo 65 da Lei 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Em situação de calamidade pública, o município fica dispensado de atingir os resultados previstos nas metas fiscais, entre outras condições especiais, mas deverá observar outros dispositivos e regras da LRF.

Os atos e despesas decorrentes desta situação deverão ser divulgados amplamente no Portal de Transparência do município. A ocorrência do estado de calamidade pública em Batayporã vai vigorar, conforme o Decreto, por 180 dias.

Caberão ao Tribunal de Contas e à Câmara Municipal o controle e a fiscalização dos atos praticados enquanto perdurar o estado de calamidade pública, na forma da legislação pertinente, ficando os órgãos interessados da Administração responsáveis pela demonstração da legalidade e da regularidade dos atos administrativos, da despesa e de sua execução.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!